O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento 1.5 entre as linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Instruções Gerais 

Revista Música recebe submissões em fluxo contínuo, ao longo de todo o ano. Todavia, devido a nossa periodicidade semestral, o v. 1 é publicado no mês de julho e o v. 2 no mês de dezembro. Para realizar esse cronograma, recomenda-se que os(as) interessados(as) em submeter para o v. 1 façam o envio no máximo até o dia 15 de maio; para o v. 2 a data máxima é 15 de outubro. Desse modo, garante-se tempo suficiente para a realização do processo editorial.

Revista Música não aceita a submissão de mais de um artigo, do mesmo autor e/ou co-autor, para um mesmo número da revista. Tampouco aceita publicar artigos do mesmo autor ou co-autor em números consecutivos da revista.

Os autores que tenham trabalhos aprovados deverão enviar ao Conselho Editorial da Revista Música uma Declaração Formal, cedendo os direitos autorais para publicação na mesma, em formato impresso e eletrônico, em regime de exclusividade, bem como uma declaração de originalidade do texto, que só poderá ser reproduzido com autorização expressa dos editores. Os colaboradores manterão o direito de reutilizar o material publicado em futuras coletâneas de sua obra. 

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados, bem como a veracidade das informações neles fornecidas são de inteira responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos editores ou do conselho editorial da Revista Música.

Artigos relativos às áreas de Musicoterapia e afins, devem seguir as normativas referentes à ética em pesquisas envolvendo seres humanos: a publicação de artigos com resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki, de 1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008, da Associação Médica Mundial; além de atender às legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada, quando houver. Os artigos com pesquisas que envolveram seres humanos deverão deixar claro, na seção de material e métodos, o cumprimento dos princípios éticos e encaminhar declaração de responsabilidade no ato de submissão. 

Normas para submissão de trabalhos 

1. Com o propósito de assegurar a integridade da avaliação por pares, os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do autor. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deverá ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades).

Todos os dados do autor, sua titulação, sua instituição e resumo de biografia deverão constar apenas na ficha de perfil cadastral.

Os autores devem omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de submissão para garantir a avaliação em caráter anônimo. Tais referências, quando existirem, deverão ser substituídas por “XXXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aceito.

1.1 - Ficha de perfil cadastral:

Autor e Co-autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva.

Afiliação/Instituição do Autor e Co-autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação:

  • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Biografia (opcional): esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre as atividades dos autores.

2. Os exemplos musicais deverão ser legíveis. Os autores são responsáveis por obter a permissão para reproduzir imagens, ilustrações e trechos de partituras cujo copyright pertença a terceiros. Todos os créditos deverão ser incluídos nas respectivas legendas. 

3. Os trabalhos deverão ser submetidos em tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com margens laterais de 3 cm, digitados em fonte Times New Roman de corpo 12, com espaçamento 1.5 entre as linhas, alinhamento justificado e recuo de 1 cm no início dos parágrafos. Devem ser enviados em formato .rtf, .doc ou .odt (Open Office).

•    Artigos: em torno de 15 a 45 páginas incluindo resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto e referências;

•    Resenhas críticas de apenas um item (livro, CD, DVD) ou de vários itens que tratem do mesmo tema: até 4.500 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas. As resenhas críticas devem apresentar no início do texto a referência completa dos livros analisados ou a ficha técnica do item (autor, intérprete, gravadora, ano, duração, etc.) 

4. Os artigos submetidos deverão apresentar:

Título: deve ser com no máximo 100 caracteres (com espaços), centralizado e digitado em fonte Times New Roman de corpo 14 com espaçamento simples entre as linhas. Preencher não só o título em português, como também os títulos nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo. Não utilizar nenhuma pontuação ao final do título, mesmo que haja subtítulo. Utilizar maiúscula apenas em nomes próprios e na palavra que inicia o título.

Resumo: com cerca de 150 palavras (tamanho 10, espaçamento simples), deve ser apresentado no mesmo idioma utilizado no artigo, juntamente com a indicação de palavras-chave (de três a cinco).  Deve-se incluir também: title, abstract e keywords, para os trabalhos em português ou espanhol. Preencher não só o resumo em português, como também os resumos nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo.

Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula. Após cada palavra-chave inserida pressionar "Enter". Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet. 

5. Para citações e notas de rodapé, as diretrizes são as seguintes:

Citações

"Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas" (ABNT, NBR 10520, p. 2, §5, 2002).

"Exemplos:

           A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

           “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293)." (ABNT, op. cit.).

As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, sem aspas, fonte 10, espaço simples, entrada alinhada a 4 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. 

Exemplos:

No caso de uma página a ser citada: (FUBINI, 2008, p. 123); no caso de duas páginas a serem citadas: (FUBINI, 2008, p. 123-124).

No caso de várias obras do mesmo autor publicadas em um mesmo ano: (ANTOKOLETZ, 1999a, p. 198), (ANTOKOLETZ, 1999b, p. 17). Obra com até três autores: (DAHLHAUS; MILLER, 2007). Obra com mais de três autores: (SILVA et al., 2002).

Notas de rodapé

Recomenda-se que as notas sejam breves e reduzidas ao mínimo indispensável. As indicações das referências bibliográficas não devem estar inseridas nas notas de rodapé.

6. Ilustrações

"Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere" (ABNT, NBR 14724, p. 11, §5.8, 2011).

A ilustração deve vir centralizada na página. Recomenda-se definição superior a 300 dpi. As ilustrações devem ser referenciadas no corpo do texto entre parêntesis (Fig. 5), deixando clara sua associação com a argumentação escrita.

Exemplo:

Figura 5

IMAGEM .jpg ou .tif ou .png

Bach, Fuga nº 1 em Dó Maior, Cravo Bem-Temperado, v. 1, Ed. Urtext, c. 1-4. 

7. As referências bibliográficas completas devem ser arroladas em ordem alfabética ao final do texto, conforme a normatização ABNT : "As referências, ordenadas em uma única lista, devem ser padronizadas quanto ao recurso tipográfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver)" (ABNT, NBR 6023, p. 5, §6.7, 2018). O recurso tipográfico adotado pela Revista Música para destaque de títulos é o itálico.

"Utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes [s. l.], caso não seja possível identificar o local de publicação. O "s" de sine deve ser grafado em letra maiúscula quando for o primeiro elemento dos dados de publicação" (ABNT, NBR 6023, p. 42, §8.4.4). Exemplo: KRIEGER, Gustavo; NOVAES, Luís Antonio; FARIA, Tales. Todos os sócios do presidente. 3. ed. [S. l.]: Scritta, 1992.

"A expressão sine nomine deve ser utilizada abreviada e entre colchetes [s. n.], quando a editora não puder ser identificada" (ABNT, NBR 6023, p. 43, §8.5.5).

"Caso não seja localizado o ano de publicação, deve ser indicado um ano, seja do copirraite (precedido da letra c em minúsculo e sem espaço), da distribuição, da impressão, entre outros" (ABNT, NBR 6023, p. 44, §8.6.1.1).

Observe-se os exemplos abaixo:

Livro

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Nome do tradutor [se houver]. Local de publicação: Editora, ano. 

Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Capítulo ou páginas inicial-final da parte. 

Teses e dissertações

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título em itálico: subtítulo [se houver]. Número total de páginas ou volumes. Nome do orientador. Tipo de trabalho - locação: [Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em...) (Especialização em...) / Dissertação (Mestrado em...) / Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... / Instituto de...], Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.) 

Artigos de periódicos científicos

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do artigo. Título do periódico em itálico, cidade de publicação, v. [seguido do número do volume], n. [seguido do número do fascículo], p. [página inicial-final], mês abreviado, ano da publicação. 

Artigos publicados em imprensa

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do artigo. Nome do jornal ou revista. cidade de publicação, dia seguido do mês abreviado. Ano. Número ou Título do Caderno, Seção ou Suplemento, página inicial-final. 

Artigo em Anais de Evento

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. 

Partitura publicada e em meio eletrônico

"Os elementos essenciais são: compositor, título, instrumento a que se destina, desde que não faça parte do título, local, editor, data e descrição física. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento" (ABNT, NBR 6023, p. 14, §7.14.1, 2018).

Exemplo: XENAKIS, Iannis. Aïs. Pour baryton amplifié, percussion solo et grand orchestre. Par is: Salabert, 1980. 1 partitura.

Exemplo de partitura em meio eletrônico: BEETHOVEN, Ludwig van. Neunte symphonie: op. 125. Orquestra. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1863. 1 partitura. Disponível em: http://imslp.org/wiki/File:TNBeethoven_Breitkopf_Serie_1_Band_3_B_9.jpg. Acesso em: 20 jun. 2012.

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: Editora, ano de publicação. 

Partitura manuscrita

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição. 

Gravação em CD

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Gravação. Tipo de gravação. CD número de série (ou informe a origem da gravação. Ex: independente, caseira). Identificação da Gravadora [se houver], ano [obrigatório. Se incerto, acrescente uma interrogação no último dígito. Ex: 198?]. 

Videos

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Video. Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de fita, duração da gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação.

Entrevistas

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local. 

Internet

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Data da publicação. Disponível em: http://nononononono. Data do acesso.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.