Elaboração mensural e motivicidade no Agnus Deida Missa L’homme Armé Super Voces Musicalesde Josquin Desprez

Autores

  • Carlos C. Iafelice Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125011

Palavras-chave:

Elaboração Mensural, Motivicidade, Cânone, Josquin Desprez, Missa L'Homme Armé

Resumo

Este trabalho consiste na análise das elaborações mensurais e aspectos da periodicidade motívica presentes no Agnus Dei da Missa L’homme Armé Super Voces Musicales de Josquin Desprez. A análise é fundamentada a partir dos apontamentos sobre cânones mensurais realizados por Glareanus (Dodechocordon, 1547), Bellermann (Mensuralnoten und Taktzeichen des XV. und XVI. Jahrhunderts, 1906), Apel (The Notation of Polyphonic Music 900-1600, 1949) e por meio dos conceitos da ‘Motivicidade’ de Joshua Rifkin e ‘Agrupamentos Sonoros Plenos’ de Marcos Pupo Nogueira, elucidando características das estratégias composicionais utilizadas pelo compositor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos C. Iafelice, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Instituto de Artes

    Instituto de Artes (IA), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Grupo de Pesquisa Teorias da Música (CNPq).

Referências

APEL, Willi. The Notation of Polyphonic Music 900-1600. Cambridge: The Mediaeval Academy of America, 1949.

BELLERMANN, Heinrich. Mensuralnoten und Taktzeichen des XV. und XVI. Jahrhunderts. Berlim: Georg Reimer Verlag, 1906.

BROWN, Howard Mayer. Music in the French Secular Theater. Boston: Harvard University Press, 1963.

CERONE, Pietro. El melopeo y maestro. Napoli: Ivan B. Gargano & Lucrecio Nucci, 1613.

CEULEMANS, Anne-Emmanuelle. Les messes L’Homme armé de Josquin des Prez. Musurgia. Paris, v. 7, n. 1, p.29-43, 2000.

DEFORD, Ruth I. De. Tactus, Mensuration and Rhythm in Rennaissance Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

__________. Sebald Heyden (1499-1561): The first historical musicologist?. In: BLAŽEKOVIĆ, Zdravko e Barbara Dobbs Mackenzie (eds.). Music’s Intellectual History. New York: Répertoire International de la Littérature Musicale, 2009, p.3-15.

DISNEY, Kenneth Dale Lee. The Missa L’homme arme of Johannes Regis and Franco-Flemish Perceptions of St. Michael the Archangel. 125 p. Dissertação (Mestrado em Música), University of Tennessee, Knoxville, 2008.

EGGEBRECHT, Hans Heinrich. Terminologie der musikalischen Komposition. Berlin: Fraz Steiner Verlag, 1996.

FALLOWS, David. L’homme armé. In: SADIE, Stanley e John Tyrell (eds.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Oxford University Press, 2001.

GLAREANUS, Henricus. Dodecachordon. Basel: Heinrich Petri, 1547.

HAMM, Charles e Herbert Kellman (eds.). Census-Catalogue of Manuscript Sources of Polyphonic Music 1400-1550. University of Illinois: Musicological Archives for Renaissance Manuscript Studies, American Institute of Musicology, 1979-1988 (5 volumes).

LOCKWOOD, Lewis. ‘L’Homme armé’ Tradition. Proceedings of the Royal Musical Association. Manchester, v. 100, p. 97-122, 1973-1974.

MILSON, John. Crecquillon, Clemens, and four-voice fuga. In: JAS, Eric (ed.). Beyond Contemporary Fame Reassessing the Art of Clemens non Papa and Thomas Crecquillon. Brepols: Epitome Musical, 2006.

__________. Analysing Josquin. In: SHERR, Richard. The Josquin Companion. New York: Oxford University Press, 2000, p. 431-484.

NEWES, Virginia. Mensural Virtusoity in Non-Fugal Canons c. 1350 to 1450. In: SCHILTZ, K. e Bonnie J. Blackburn. Canons and Canonic Techniques, 14th-16th Centuries: Theory, Practice, and Reception History. Leuven: Peeters, 2007, p. 20-46.

NOGUEIRA, Marcos Pupo. Agrupamentos sonoros plenos: uma ferramenta analítica. para o estudo das formas instrumentais da polifonia imitativa do século XVI. In: Anais do XV Congresso da ANPPOM, Vitória, 2015. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3411/1130. Acesso em 03 mai. 2016.

OWENS, Jesse Ann. Composers at Work: the craft of musical composition, 1450-1600. New York: Oxford University Press, 1997.

RIFKIN, Joshua. Miracles, Motivicity, and Mannerism: Adrian Willaert’s ‘Videns Dominus flentes sorores Lazari’. In: PESCE, Dolores. Hearing the Motet. New York: Oxford University Press, 1997, p 243-299.

RODIN, Jesse. Josquin and the Polyphonic Mass in the Sistine Chapel. Harvard University. 434f. Tese de Doutorado em Música. Instituto de Artes e Ciências, Harvard University, Cambridge, 2007.

__________. “When in Rome...”: What Josquin Learned in the Sistine Chapel. Journal of the American Musicological Society. California, v. 61, n. 2, p. 307-372.

SCHILTZ, Katelijine. Music and Riddle Culture in the Renaissance. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

SCHUBERT, Peter. Hidden Forms in Palestrina’s First Book of Four-Voice Motets: In Journal of the American Musicological Society. California, v. 60, n. 3, p. 483-556. 2007.

SMIJERS A. Missa L’Homme Armé. Amsterdam: Prostat Apud G. Alsbach & Co., 1957.

VICENTINO, Nicola. L’antica musica ridotta alla moderna prattica. Roma: Antonio Barre, 1555.

Downloads

Publicado

2016-12-25

Como Citar

Elaboração mensural e motivicidade no Agnus Deida Missa L’homme Armé Super Voces Musicalesde Josquin Desprez. (2016). Revista Música, 16(1), 161-178. https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125011