Elaboração mensural e motivicidade no Agnus Deida Missa L’homme Armé Super Voces Musicalesde Josquin Desprez
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125011Palavras-chave:
Elaboração Mensural, Motivicidade, Cânone, Josquin Desprez, Missa L'Homme ArméResumo
Este trabalho consiste na análise das elaborações mensurais e aspectos da periodicidade motívica presentes no Agnus Dei da Missa L’homme Armé Super Voces Musicales de Josquin Desprez. A análise é fundamentada a partir dos apontamentos sobre cânones mensurais realizados por Glareanus (Dodechocordon, 1547), Bellermann (Mensuralnoten und Taktzeichen des XV. und XVI. Jahrhunderts, 1906), Apel (The Notation of Polyphonic Music 900-1600, 1949) e por meio dos conceitos da ‘Motivicidade’ de Joshua Rifkin e ‘Agrupamentos Sonoros Plenos’ de Marcos Pupo Nogueira, elucidando características das estratégias composicionais utilizadas pelo compositor.Downloads
Referências
APEL, Willi. The Notation of Polyphonic Music 900-1600. Cambridge: The Mediaeval Academy of America, 1949.
BELLERMANN, Heinrich. Mensuralnoten und Taktzeichen des XV. und XVI. Jahrhunderts. Berlim: Georg Reimer Verlag, 1906.
BROWN, Howard Mayer. Music in the French Secular Theater. Boston: Harvard University Press, 1963.
CERONE, Pietro. El melopeo y maestro. Napoli: Ivan B. Gargano & Lucrecio Nucci, 1613.
CEULEMANS, Anne-Emmanuelle. Les messes L’Homme armé de Josquin des Prez. Musurgia. Paris, v. 7, n. 1, p.29-43, 2000.
DEFORD, Ruth I. De. Tactus, Mensuration and Rhythm in Rennaissance Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
__________. Sebald Heyden (1499-1561): The first historical musicologist?. In: BLAŽEKOVIĆ, Zdravko e Barbara Dobbs Mackenzie (eds.). Music’s Intellectual History. New York: Répertoire International de la Littérature Musicale, 2009, p.3-15.
DISNEY, Kenneth Dale Lee. The Missa L’homme arme of Johannes Regis and Franco-Flemish Perceptions of St. Michael the Archangel. 125 p. Dissertação (Mestrado em Música), University of Tennessee, Knoxville, 2008.
EGGEBRECHT, Hans Heinrich. Terminologie der musikalischen Komposition. Berlin: Fraz Steiner Verlag, 1996.
FALLOWS, David. L’homme armé. In: SADIE, Stanley e John Tyrell (eds.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Oxford University Press, 2001.
GLAREANUS, Henricus. Dodecachordon. Basel: Heinrich Petri, 1547.
HAMM, Charles e Herbert Kellman (eds.). Census-Catalogue of Manuscript Sources of Polyphonic Music 1400-1550. University of Illinois: Musicological Archives for Renaissance Manuscript Studies, American Institute of Musicology, 1979-1988 (5 volumes).
LOCKWOOD, Lewis. ‘L’Homme armé’ Tradition. Proceedings of the Royal Musical Association. Manchester, v. 100, p. 97-122, 1973-1974.
MILSON, John. Crecquillon, Clemens, and four-voice fuga. In: JAS, Eric (ed.). Beyond Contemporary Fame Reassessing the Art of Clemens non Papa and Thomas Crecquillon. Brepols: Epitome Musical, 2006.
__________. Analysing Josquin. In: SHERR, Richard. The Josquin Companion. New York: Oxford University Press, 2000, p. 431-484.
NEWES, Virginia. Mensural Virtusoity in Non-Fugal Canons c. 1350 to 1450. In: SCHILTZ, K. e Bonnie J. Blackburn. Canons and Canonic Techniques, 14th-16th Centuries: Theory, Practice, and Reception History. Leuven: Peeters, 2007, p. 20-46.
NOGUEIRA, Marcos Pupo. Agrupamentos sonoros plenos: uma ferramenta analítica. para o estudo das formas instrumentais da polifonia imitativa do século XVI. In: Anais do XV Congresso da ANPPOM, Vitória, 2015. Disponível em: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3411/1130. Acesso em 03 mai. 2016.
OWENS, Jesse Ann. Composers at Work: the craft of musical composition, 1450-1600. New York: Oxford University Press, 1997.
RIFKIN, Joshua. Miracles, Motivicity, and Mannerism: Adrian Willaert’s ‘Videns Dominus flentes sorores Lazari’. In: PESCE, Dolores. Hearing the Motet. New York: Oxford University Press, 1997, p 243-299.
RODIN, Jesse. Josquin and the Polyphonic Mass in the Sistine Chapel. Harvard University. 434f. Tese de Doutorado em Música. Instituto de Artes e Ciências, Harvard University, Cambridge, 2007.
__________. “When in Rome...”: What Josquin Learned in the Sistine Chapel. Journal of the American Musicological Society. California, v. 61, n. 2, p. 307-372.
SCHILTZ, Katelijine. Music and Riddle Culture in the Renaissance. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
SCHUBERT, Peter. Hidden Forms in Palestrina’s First Book of Four-Voice Motets: In Journal of the American Musicological Society. California, v. 60, n. 3, p. 483-556. 2007.
SMIJERS A. Missa L’Homme Armé. Amsterdam: Prostat Apud G. Alsbach & Co., 1957.
VICENTINO, Nicola. L’antica musica ridotta alla moderna prattica. Roma: Antonio Barre, 1555.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Carlos C. Iafelice
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).