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Elaboração mensural e motivicidade no Agnus Deida Missa L’homme Armé Super Voces Musicalesde Josquin Desprez

Carlos C. Iafelice

Resumo


Este trabalho consiste na análise das elaborações mensurais e aspectos da periodicidade motívica presentes no Agnus Dei da Missa L’homme Armé Super Voces Musicales de Josquin Desprez. A análise é fundamentada a partir dos apontamentos sobre cânones mensurais realizados por Glareanus (Dodechocordon, 1547), Bellermann (Mensuralnoten und Taktzeichen des XV. und XVI. Jahrhunderts, 1906), Apel (The Notation of Polyphonic Music 900-1600, 1949) e por meio dos conceitos da ‘Motivicidade’ de Joshua Rifkin e ‘Agrupamentos Sonoros Plenos’ de Marcos Pupo Nogueira, elucidando características das estratégias composicionais utilizadas pelo compositor.

Palavras-chave


Elaboração Mensural; Motivicidade; Cânone; Josquin Desprez; Missa L'Homme Armé

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/rm.v16i1.125011

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