O pathos na música do tardo-renascimento: Nachleben der Antike e construção de memória

Autores

  • Maya Suemi Lemos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125007

Palavras-chave:

Música italiana, tardo-renascimento, pathos, Aby Warburg, Nachleben, Memória

Resumo

Há pouco mais de um século a historiografia da arte, sobretudo de matriz germânica, parece ter reorientado sua leitura do Renascimento italiano, se debruçando sobre os componentes anticlássicos visíveis na produção não apenas quinhentista, mas também quatrocentista. A partir da perspectiva do historiador Aby Warburg sobre o pathos na arte italiana do Renascimento, fazemos um paralelo com aspectos de determinadas vertentes da música tardo-renascentista. Buscamos atentar para as similitudes e diferenças no processo de sobrevivência ou memória da Antiguidade nos dois respectivos campos da expressão, levantando uma hipótese de leitura de determinados traços da música da vanguarda florentina deste período.

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Publicado

2016-12-25

Como Citar

O pathos na música do tardo-renascimento: Nachleben der Antike e construção de memória. (2016). Revista Música, 16(1), 69-87. https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125007