Aplicação do modelo multidimensional-reflexivo para análise de uma entidade pública municipal: Autarquia de Esporte e Lazer do Recife (PE)

Autores

  • Brunna Carvalho Almeida Faculdade Boa Viagem Autor
  • Sílvio Luiz de Paula Faculdade Boa Viagem Autor

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p16-39

Resumo

Este artigo tem como objetivo proceder a análise organizacional-administrativa de uma entidade pública que não tem como fim a maximização de lucro. A organização estudada tem por missão de desenvolver o esporte e lazer popular, no município do Recife. No decorrer deste trabalho serão apresentadas as características estruturais e dos agentes do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães com base no modelo multidimensional-reflexivo, que originalmente foi concebido para analisar entidades privadas. Para tanto, os procedimentos analíticos foram pautados nas técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, assim como a abordagem através do “sujeito implicado” e do “artesanato intelectual”, em conformidade com um critério da investigação do conteúdo, o que caracteriza essa pesquisa como exploratório-descritiva. O resultado indica a possibilidade da classificação da autarquia pesquisada (tipo real) próxima ao tipo ideal proposta pelo modelo multidimensional reflexivo. Essa classificação representa um construto que possibilita a análise de uma organização pública, neste caso, a Autarquia de Esporte e Lazer do Recife, que apresentou uma significativa aproximação com uma variante do tipo-base equiparativo-adaptador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brunna Carvalho Almeida, Faculdade Boa Viagem
    Mestre em Administração e Doutoranda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Sílvio Luiz de Paula, Faculdade Boa Viagem
    Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), e mestrado em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE (2010). Atualmente é analista de capital humano do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife-C.E.S.A.R e professor da Faculdade Boa Viagem-FBV.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aplicação do modelo multidimensional-reflexivo para análise de uma entidade pública municipal: Autarquia de Esporte e Lazer do Recife (PE). (2012). Revista Gestão & Políticas Públicas, 2(1), 16-39. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p16-39