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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

São aceitos para publicação textos em português, inglês e espanhol. A submissão do manuscrito à Medicina (Ribeirão Preto. Online) deve ser feita por meio da plataforma Open Journal Systems (OJS), com o manuscrito na íntegra, tabelas, gráficos, figuras e imagens.
 
São considerados para publicação: Artigo Original, Revisão, Casos Clínicos/ Relato de Caso, Reflexão, Ponto de Vista, Temas de Ensino em Saúde, Descrição de Métodos e Técnicas.
 
Artigo Original:
São artigos nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas originais, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas de interesse geral para área da saúde. Deverão conter as seções: “Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão”. Não ultrapassar 10 páginas digitadas (espaçamento simples). Em trabalhos curtos, as seções de Resultados e Discussão poderão ser fundidas.
 
Artigo de Revisão:
Trata-se de artigos de revisão crítica da literatura sobre um tema ou problema específico. Artigos de revisão bibliográfica são considerados em duas circunstâncias: a pedido dos Editores, após análise de adequação do conteúdo por revisores independentes; ou, artigos de revisão sistemática de temas gerais de acordo com o caderno de diretrizes do ministério da saúde (compilação de artigos previamente publicados) desde que acompanhados de metanálise e/ou de uma análise crítica das informações sobre o tema, no qual sustentem uma opinião de aceite ou rejeição do conteúdo revisto manifestada pelo autor sobre o assunto.
Ainda, para revisões sobre comparação de métodos diagnósticos ou para comparação entre tratamentos, recomendamos o uso das recomendações PRISMA.
Tanto as revisões de caráter isolado como as integrantes dos Simpósios Temáticos deverão conter uma atualização de conhecimentos derivada da literatura médica e, sempre que possível, descrição e análise da experiência dos autores ou da sua instituição no assunto tratado, inclusive com casos clínicos ilustrativos.
Os textos terão, no máximo, 10 páginas digitadas em espaço simples, além de figuras e tabelas, para cumprir seu objetivo didático.
 
Casos Clínicos / Relato de Caso
Deve-se inicialmente apresentar o caso, descrever os procedimentos diagnósticos e apresentar as imagens relativas a exames complementares histopatológicos ou de imagem.
Os casos devem vir acompanhados de uma revisão da literatura sobre o tema e serão aceitos mediante os critérios abaixo:
1- Apresentação clínica incomum de uma doença comum que tenha dificultado o seu diagnóstico;
2- Doença rara na qual o diagnóstico diferencial deve ser apontado;
3- Doença comum de tratamento ainda não consolidado, no qual uma ampla revisão da literatura deve ser anexada.
 
A CONEP deliberou documento obrigando a presença de TCLE previamente aprovado para relato de caso. Nos casos de óbito, mesmo assim deverá ser aprovado pelo CEP tal pedido e solicitado formalmente dispensa do TCLE.
Carta Circular nº 166/2018 - CONEP/SECNS/MS
 
Os artigos submetidos à revista deverão atender às diretrizes abaixo:
 
1 – O texto do manuscrito deverá ser submetido sem a identificação dos autores.
 
2 – Enviar arquivo da folha de rosto/página inicial conforme abaixo:
- Título do artigo;
- Nome completo dos autores por extenso;
- Informar registro ORCID ID, caso não tenha inserido no sistema;
- Informar "Instituição/Afiliação" sempre por extenso do maior para o menor.
  Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  No caso de autores ligados a 3 instituições diferentes, sempre optar pelo vínculo mais forte.
  Ex. Se docente, o vínculo empregatício à instituição que o emprega é mais forte, ainda que possa estar fazendo pós-graduação em outra instituição. 
 
 

Política de Privacidade

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