Dados epidemiológicos da litíase renal em hospital de referência em Belo Horizonte - Minas Gerais

Autores

  • Andy Petroianu Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP
  • José Estevão Oliveira Neto
  • Luiz R. Alberti Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v34i1p85-88

Palavras-chave:

Cálculos Renais. Epidemiologia. Sexo. Lateralidade.

Resumo

Introdução: A litíase renal é uma afecção muito comum na prática clínica e múltiplos fatores estão relacionados com sua etiopatogenia, embora não tenhamos encontrado estudo algum sobre a epidemiologia da litíase no Brasil.

Objetivo: Avaliar a influência da idade, do sexo, da cor da pele e da lateralidade como fatores de risco para cálculo renal. Pacientes e Métodos: Foram estudados 400 prontuários de pacientes com diagnóstico de litíase urinária, nos Serviços de Nefrologia e Urologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Todos os diagnósticos foram confirmados pela história clínica associada a métodos de imagem.

 Resultados: Houve predomínio de pacientes do sexo feminino (54,5 %) sobre o masculino com litíase renal. Os doentes brancos constituíram a maioria (75%), seguidos pelos mulatos (23,3%) e, em uma muito pequena proporção, pelos negros (1,8%). A idade média foi de 39,81, +- 15,61 anos. Não houve diferenças quanto à lateralidade dos cálculos, mas os homens tiveram mais cálculos bilaterais do que as mulheres.

Conclusão: Na população estudada no presente trabalho, o cálculo renal foi mais freqüente em adultos jovens, brancos e do sexo feminino, sem diferenças quanto à lateralidade. Os resultados sugerem uma possível relação entre nefrolitíase e cor da pele.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andy Petroianu, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP

     

    Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Docente Livre da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP/USP e da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Doutor em Fisiologia e Farmacologia, Pesquisador IA do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.  

     

     

  • José Estevão Oliveira Neto

    Médico

  • Luiz R. Alberti, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

     

    Acadêmico de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Instituição:Departamento de Cirurgia, Faculdade de Medicina, Universidade de Minas Gerais - UFMG

     

Downloads

Publicado

2001-03-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Petroianu A, Oliveira Neto JE, Alberti LR. Dados epidemiológicos da litíase renal em hospital de referência em Belo Horizonte - Minas Gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2001 [citado 19º de abril de 2024];34(1):85-8. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/1196