Análise das internações hospitalares para procedimentos de cirurgias bariátricas financiadas pelo SUS em âmbito nacional

Palavras-chave: Obesidade, Custos e Análise de Custo, Sistema Único de Saúde, Cirurgia Bariátrica, Saúde Pública

Resumo

Modelo do estudo: Estudo descritivo transversal.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a evolução do quantitativo e valor aprovado no âmbito do SUS, no período de 2008 a 2018, associado aos procedimentos cirúrgicos de gastroplastia (cirurgia bariátrica) relacionados ao diagnóstico principal de obesidade por excesso de calorias.

Método: Foi conduzido estudo ecológico com levantamento de dados obtidos nos Sistemas de Informações Hospitalares e Ambulatoriais do SUS (SIH/SUS e SAI/SUS). Foram levantados dados mensais do quantitativo e valor aprovado referentes aos procedimentos selecionados associados às cirurgias bariátricas em âmbito nacional compreendendo o período de janeiro de 2008 a julho de 2018.

Resultados: Os resultados mostram um crescimento acentuado na quantidade de procedimentos de gastroplastia financiados pelo SUS. Em 2017 foram financiados 10.840 procedimentos de gastroplastia totalizando cerca de R$ 69 milhões. Em julho de 2018 o valor médio do custo ao SUS do procedimento de gastroplastia foi estimado em R$ 6.449,30. Observou-se que o tempo médio de internação e a taxa média de óbitos referentes a procedimentos de gastroplastia apresentam considerável redução. Também é evidenciado que as mulheres representam cerca de 85% dos pacientes de procedimentos de gastroplastia financiadas pelo SUS.

Conclusão: A epidemia de obesidade que aflige a população brasileira ocasiona aumento do quantitativo de gastroplastias financiadas pelo SUS, que ainda são consideradas insuficientes, o que exige que sejam delineadas políticas e iniciativas públicas em prol do combate à obesidade coletiva no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Ciências Administrativas (UFSM), Santa Maria (RS), Brasil

Docente permanente do Programa de Pós- Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública.

Publicado
2019-11-07
Como Citar
1.
Abbade EB. Análise das internações hospitalares para procedimentos de cirurgias bariátricas financiadas pelo SUS em âmbito nacional. Medicina (Ribeirao Preto Online) [Internet]. 7nov.2019 [citado 20nov.2019];52(3):201-1. Available from: http://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/153692
Seção
Artigo Original
Bookmark and Share