Suporte nutricional no paciente idoso

definição, diagnóstico, avaliação e intervenção

  • Júlio Sérgio Marchini Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Eduardo Ferriolli Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Julio Cesar Moriguti Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Palavras-chave: Nutrição. Idoso. Dietoterapia.

Resumo

Atualmente, vem ocorrendo um aumento importante no número de pacientes idosos submetidos a internação hospitalar, mantidos em casas de repouso ou atendidos em regime ambulatorial, cujo estado nutricional pode ser considerado crítico. Assim, é fundamental que as alterações próprias do envelhecimento sejam o mais precocemente possível diferenciadas dos sinais clínicos de desnutrição. Um alto grau de suspeita clínica de pacientes idosos desnutridos, e que, conseqüentemente, necessitam de terapêutica nutricional, pode ser obtido por meio da história clínica, exame físico e dados laboratorias apropriados. A má nutrição que ocorre no idoso pode ser devida às alterações fisiológicas do envelhecimento, às condições sócio-econômicas, às doenças e à interação entre nutrientes e medicamentos. Assim sendo, as principais causas de má nutrição podem ser catalogadas como secundárias ao envelhecimento, menor rendimento econômico, isolamento, a morte de entes queridos, doenças e outros fatores relacionados. Como resultado, o idoso apresenta sério comprometimento do estado geral e uma maior morbidade e mortalidade em geral. A intervenção nutricional utiliza nutrientes, como fármacos, visando o tratamento de doenças. Por fim, as recomendações têm por objetivo indicar a quantidade mínima de nutrientes que seria adequada para a maioria das pessoas em seu ambiente usual, sem traumas ou doenças. No entanto, as recomendações, para o idoso são extrapoladas das recomendações obtidas para crianças e adultos jovens, nem sempre próprias para o idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Sérgio Marchini, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Docente da Divisão de Nutrição Clínica, Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Eduardo Ferriolli, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria. Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Julio Cesar Moriguti, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria. Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Publicado
1998-03-30
Como Citar
1.
Marchini JS, Ferriolli E, Moriguti JC. Suporte nutricional no paciente idoso. Medicina (Ribeirao Preto Online) [Internet]. 30mar.1998 [citado 12ago.2020];31(1):54-1. Available from: http://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/7634
Seção
Simpósio: Nutrição Clinica
Bookmark and Share