Síndrome da morte súbita na infância

Autores

  • Eumênia C. C. Castro Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luiz C. Peres Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i4p584-594

Palavras-chave:

Morte Infantil Súbita. Mortalidade Infantil.

Resumo

A Síndrome da Morte Súbita da Infância (SIDS) é uma entidade ainda pouco diagnosticada em nosso meio, mas que se constitui na principal causa de morte no primeiro ano de vida, nos países industrializados. Acomete crianças aparentemente hígidas, bem nutridas e cuidadas, no primeiro ano de vida, porém com nítido pico entre o terceiro (3º) e o quarto (4º) mês de vida. Nesta revisão, procuramos mostrar a evolução histórica desta síndrome, bem como analisar as principais hipóteses e fatores de risco ligados a ela, além de mostrar o panorama atual no Brasil e no mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eumênia C. C. Castro, Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente da Disciplina de Patologia Geral da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Trabalho realizado no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luiz C. Peres, Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1998-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Castro ECC, Peres LC. Síndrome da morte súbita na infância. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 1998 [citado 23º de abril de 2024];31(4):584-9. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/7729