Cotidiano familiar: refletindo sobre a saúde mental infantil e a prática de atividades familiares.

Autores

  • Maria Fernanda Barboza Cid Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p428-438

Palavras-chave:

Atividades cotidianas, Saúde mental, Criança, Fatores de risco, Relações familiares.

Resumo

Considerando que o cotidiano de crianças em idade escolar é principalmente pautado no contexto familiar, o objetivo deste estudo foi identificar as atividades cotidianas de famílias de crianças em idade escolar e relacioná-las à saúde mental das mesmas. Foram participantes, 321 responsáveis por estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo/Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário de Atividades Cotidianas, desenvolvido pela pesquisadora e a versão brasileira do Questionário de Capacidades e Dificuldades para avaliação da saúde mental das crianças. Os dados foram analisados de forma descritiva e correlacional. Os resultados indicaram que as crianças que pertencem a famílias em que existem regras e responsabilidades apresentaram maiores níveis de comportamento pró-social. Por outro lado, o baixo desempenho escolar e a existência de “brigas na família” estão associados a prejuízos na saúde mental infantil. Discute-se que a existência de regras e responsabilidades que organizam a rotina das crianças, faz parte do conjunto de ações que caracterizam práticas parentais positivas que, por sua vez, se configuram como relevante mecanismo protetivo para a saúde mental e desenvolvimento destas crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Fernanda Barboza Cid, Universidade Federal de São Carlos
    Docente adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da \universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado e doutorado em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Cid, M. F. B. (2015). Cotidiano familiar: refletindo sobre a saúde mental infantil e a prática de atividades familiares. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 428-438. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p428-438