Cotidiano familiar: refletindo sobre a saúde mental infantil e a prática de atividades familiares.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p428-438Palavras-chave:
Atividades cotidianas, Saúde mental, Criança, Fatores de risco, Relações familiares.Resumo
Considerando que o cotidiano de crianças em idade escolar é principalmente pautado no contexto familiar, o objetivo deste estudo foi identificar as atividades cotidianas de famílias de crianças em idade escolar e relacioná-las à saúde mental das mesmas. Foram participantes, 321 responsáveis por estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo/Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado o Questionário de Atividades Cotidianas, desenvolvido pela pesquisadora e a versão brasileira do Questionário de Capacidades e Dificuldades para avaliação da saúde mental das crianças. Os dados foram analisados de forma descritiva e correlacional. Os resultados indicaram que as crianças que pertencem a famílias em que existem regras e responsabilidades apresentaram maiores níveis de comportamento pró-social. Por outro lado, o baixo desempenho escolar e a existência de “brigas na família” estão associados a prejuízos na saúde mental infantil. Discute-se que a existência de regras e responsabilidades que organizam a rotina das crianças, faz parte do conjunto de ações que caracterizam práticas parentais positivas que, por sua vez, se configuram como relevante mecanismo protetivo para a saúde mental e desenvolvimento destas crianças.