Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva.

Autores

  • Mariana Seabra Silva Universidade Federal Fluminense
  • Cristina Yoshie Toyoda Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
  • Miryam Bonadiu Pelosi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nilson Rogério da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p156-164

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Terapia ocupacional, Equipamentos de autoajuda, Trabalhadores.

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar servidores com deficiência de uma Instituição Federal de Ensino Superior e verificar sua percepção em relação à funcionalidade, autonomia e satisfação em relação ao trabalho. Participaram nove servidores técnico-administrativos com deficiência que ingressaram na IFES entre 2000 e 2012, por meio de concurso público com vagas destinadas a pessoas com deficiência. Foram aplicados dois instrumentos: Medida de Independência Funcional (MIF) e uma entrevista semi-estruturada. Na análise da MIF os participantes obtiveram escores de independência modificada e independência total; sete entrevistados fazem uso de tecnologia Assistiva (TA) no cotidiano e somente um, específico para o trabalho. Todos se mostraram satisfeitos com seu desempenho e acham que, não necessitam de outro recurso. Os entrevistados têm deficiências leves e alto nível de escolarização. É urgente uma política mais ampla especialmente para as pessoas com deficiências moderadas e graves, para que possam ingressar no mercado de trabalho e exercer sua cidadania.

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Biografia do Autor

  • Mariana Seabra Silva, Universidade Federal Fluminense
    Terapeuta Ocupacional – Universidade Federal Fluminense – RJ
  • Cristina Yoshie Toyoda, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
    Professora Assistente Doutora – Universidade Estadual Paulista – Unesp  Campus de Marília
  • Miryam Bonadiu Pelosi, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marília
    Professor Assistente Doutor – Universidade Estadual Paulista – Unesp  Campus de Marília

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 156-164. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p156-164