Contribuições da análise da atividade do trabalho no processo de retorno do trabalhador afastado por LER/DORT

Autores

  • Elaine Cristina Silva Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • João Alberto Camarotto Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Engenharia de Produção (PPGEP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p131-137

Palavras-chave:

Retorno ao trabalho, Transtornos traumáticos cumulativos, Engenharia humana, Trabalhadores/psicologia.

Resumo

O aumento do número de trabalhadores afastados por LER/DORT tem constrangido a sociedade brasileira a lidar com esse problema, visto que a importância de suas
manifestações pode ser considerada um grave problema de saúde pública. Os trabalhadores afastados têm encontrado várias dificuldades ao retornar ao trabalho, uma vez que, além das limitações funcionais, também enfrentam obstáculos no trabalho. Além disso, a reabilitação profissional do INSS, não garante as melhorias necessárias para um efetivo retorno às atividades laborais. Frente a esta realidade, o objetivo deste artigo é proporcionar o entendimento de como a análise da atividade de trabalho contribui para o processo de retorno de trabalhadores afastados por LER/DORT. O modelo proposto no fluxograma para a análise do processo de retorno ao trabalho, após afastamento por LER/DORT, é explicado e associado aos pressupostos da Ergonomia da Atividade. A análise da atividade de trabalho permite a compreensão dos aspectos intrínsecos das ações dos trabalhadores e os respectivos constrangimentos, o que permite aproximar a necessidade da empresa com as potencialidades dos trabalhadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristina Silva, Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), Departamento de Terapia Ocupacional. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
    Graduada pela Universidade Federal de São Carlos/SP, UFSCar, como Terapeuta Ocupacional em 2002. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco/RJ. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - TTO (Trabalho, Tecnologia e Organização) na linha de Ergonomia da UFSCar e, atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - Ergonomia - UFSCar, Professora de graduação em Saúde do Trabalhador na UNIARA e Professora de Pós Graduação em Ergonomia do SENAC- Ribeirão Preto.
  • João Alberto Camarotto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Engenharia de Produção (PPGEP)
    Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Engenharia da Produção. Área de pesquisa em Ergonomia, Projeto do Trabalho e Projeto de Unidades Produtivas. Pesquisador do Programa de Pós graduação em Gestão da Produção/UFSCar e do Laboratório de Ergonomia, Simulação e projeto de Situações produtivas.

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, E. C., & Camarotto, J. A. (2016). Contribuições da análise da atividade do trabalho no processo de retorno do trabalhador afastado por LER/DORT. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 131-137. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p131-137