Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura

  • Alessandra Antunes Tavares
  • Ana Amélia Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Criança, Transtornos de aprendizagem, Atividade motora, Destreza motora, Desempenho psicomotor, Transtorno das habilidades motoras, Literatura de revisão como assunto.

Resumo

 Esta revisão da literatura teve como objetivo identificar as principais relações existentes entre as dificuldades de aprendizagem (DA) e déficits no desenvolvimento motor, assim como analisar os principais déficits motores associados a tal condição. Realizou-se busca eletrônica nas principais bases de dados (Lilacs, Medline/ Pubmed, Bireme, Portal Capes, SciELO), com artigos publicados entre 2006 e 2014, cuja amostra contemplasse crianças em idade escolar, matriculadas na rede de ensino, com histórico de baixo desempenho escolar. Os artigos apontaram evidências da relação entre as DA e os impactos no desenvolvimento motor, visto que crianças com DA geralmente apresentam pobres habilidades motoras em comparação com seus pares com desenvolvimento típico. Conclui-se a necessidade de avaliar não somente as dificuldades específicas e funções neurológicas ligadas à aprendizagem, mas também os aspectos motores envolvidos no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tais percepções são eficazes na elaboração de planos de intervenção preventivos/reabilitadores, reduzindo os impactos de tais dificuldades no processo de aprendizagem, auxiliando assim no melhor desempenho escolar.

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Publicado
2016-07-01
Como Citar
Tavares, A., & Cardoso, A. (2016). Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(1), 88-93. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p88-93
Seção
Artigo de Revisão