Papéis ocupacionais de indivíduos com anemia falciforme

Autores

  • José Henrique da Silva Cunha Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Claudia Franco Monteiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Lúcia Aparecida Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Júnia Rjeille Cordeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Laís Madalena de Paula Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p230-238

Palavras-chave:

Anemia falciforme, Desempenho de papéis, Terapia ocupacional, Papel (Figurativo).

Resumo

A anemia falciforme pode afetar o desempenho dos papéis ocupacionais do indivíduo devido à crise vaso-oclusiva dolorosa e internações frequentes. O objetivo deste estudo foi verificar quais papéis ocupacionais estão sendo menos desempenhados no presente; o porquê estão sendo menos desempenhados; e identificar o grau de importância de cada papel ocupacional com menor desempenho para a vida de pessoas com anemia falciforme, que são atendidas no Hemocentro de Uberaba/Fundação Hemominas. Nesta pesquisa participaram 30 pessoas com anemia falciforme. Os dados foram coletados por meio do formulário do instrumento Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais e, para maior compreensão desses dados obtidos pelo mesmo, utilizou-se a metodologia do grupo focal. Os resultados demonstraram que os papéis menos desempenhados no presente foram os de religioso, estudante, trabalhador, voluntário e participante em organizações. Já os papéis mais importantes no presente foram: estudante, cuidador, trabalhador, voluntário e passatempo/amador. Conclui-se que as ocupações do tempo presente dos indivíduos entrevistados estão bastante afetadas em função das condições clínicas impostas pela anemia falciforme, tais como os papéis de estudante e de trabalhador, já que a maioria eram adultos jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Henrique da Silva Cunha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Terapeuta Ocupacional. Acupunturista. Especialista em Saúde do Adulto na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Mestrando em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Claudia Franco Monteiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Professora Mestre Adjunta do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Lúcia Aparecida Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Professora Doutora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
  • Júnia Rjeille Cordeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Terapeuta Ocupacional Mestre, responsável pela validação do instrumento “Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais” no Brasil e pela capacitação do uso desse instrumento.
  • Laís Madalena de Paula Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Naturóloga. Graduada no Curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi.

Publicado

2017-10-25

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Cunha, J. H. da S., Monteiro, C. F., Ferreira, L. A., Cordeiro, J. R., & Souza, L. M. de P. (2017). Papéis ocupacionais de indivíduos com anemia falciforme. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(2), 230-238. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p230-238