Problemas de coordenação motora e de atenção em crianças em idade escolar

  • Annyelle Santos Franca Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência
  • Ana Amélia Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Clarice Ribeiro Soares Araújo Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Transtornos das habilidades motoras, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Prevalência, Classe social, Criança.

Resumo

Objetivos: Investigar a prevalência de dificuldades de coordenação motora em crianças de 7 e 8 anos, em escolas municipais de João Pessoa/PB; e verificar se há associação entre dificuldades motoras e déficit de atenção e hiperatividade e nível socioeconômico. Método: Foram avaliadas 535 crianças com o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), o Questionário Classificação Econômica Brasil e o Swanson, Nolan and Pelham IV Scale (SNAP-IV). Estatística descritiva foi utilizada para caracterizar amostra e teste qui-quadrado foi utilizado para verificar associação entre as variáveis. Resultados: Respostas dos pais ao DCDQ-Brasil apontam que 253 crianças (47,2%) apresentam dificuldades de coordenação motora. Foi observada associação das dificuldades de coordenação motora com déficit de atenção e hiperatividade, e com o nível socioeconômico. Conclusões: Resultados apontam prevalência considerável de problemas de coordenação motora em crianças de 7 e 8 anos, e associação desses problemas com TDAH e com nível socioeconômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-08
Como Citar
Franca, A., Cardoso, A., & Araújo, C. (2017). Problemas de coordenação motora e de atenção em crianças em idade escolar. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(1), 86-92. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i1p86-92
Seção
Artigo Original