Fatores associados ao desenvolvimento motor de pré-escolares de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba

Autores

  • Renatta Rocha Santana Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Manuelle Clebiana Lira Silva Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Thayana Fernandes Moreira Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Ana Carollyne Dantas de Lima Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Ângela Cristina Dornelas da Silva Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p299-308

Palavras-chave:

Destreza motora, Prevalência, Fatores de risco, Pré-escolar.

Resumo

O estudo objetivou investigar a prevalência de alteração no desenvolvimento motor de pré-escolares, e identificar fatores biopsicossociais associados a alteração no desenvolvimento motor fino e grosso. Trata-se de um estudo seccional, exploratório e descritivo, realizado em uma escola pública de João Pessoa/PB com pré-escolares de 2 a 6 anos de idade e suas mães. O desenvolvimento motor foi avaliado pelo Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, e as variáveis biopsicossociais foram investigadas através de questionários aplicados as mães. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e analítica. Foram estudadas 60 crianças, e os resultados revelaram que a prevalência de alteração no desenvolvimento motor fino foi 31,7%, e no motor grosso foi 15%. A regressão logística mostrou que os meninos tiveram 9,7 vezes mais chances de ter alteração no desenvolvimento motor grosso (p=0,17), e que não houve associação entre o desenvolvimento motor fino e as variáveis estudadas. A associação do sexo masculino com a alteração no desenvolvimento motor grosso, supõe que aspectos culturais têm levado os meninos a dedicar o tempo em atividades que não exploram o repertório motor global. Os achados apontam a necessidade de estimular as habilidades motoras de crianças no contexto da pré-escola e da família.

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Biografia do Autor

  • Renatta Rocha Santana, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
    Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba
  • Manuelle Clebiana Lira Silva, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
    Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba
  • Thayana Fernandes Moreira, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
    acadêmica do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Carollyne Dantas de Lima, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
    Terapeuta Ocupacional, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional/ UFPB. Mestre em Ciências da Comunicação Humana
  • Ângela Cristina Dornelas da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
    Terapeuta Ocupacional, Docente do Departamento de Terapia Ocupacional/ UFPB. Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Saúde Pública.

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Publicado

2018-02-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Santana, R. R., Lira Silva, M. C., Moreira, T. F., Dantas de Lima, A. C., & Silva, Ângela C. D. da. (2018). Fatores associados ao desenvolvimento motor de pré-escolares de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(3), 299-308. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p299-308