Desenvolvimento de recurso de tecnologia assistiva para paciente com lesão do plexo braquial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p246-253

Palavras-chave:

Plexo braquial/lesões, Equipamentos de autoajuda, Adaptação, Terapia ocupacional, Atividades cotidianas.

Resumo

Um dos desafios cotidianos para pessoas com Lesão do Plexo Braquial (LPB) é desempenhar as Atividades de Vida Diária (AVDs) com sucesso, desde atividades simples, como o vestir, até atividades mais complexas como preparar uma refeição. Tais pessoas podem ser beneficiadas pelas Tecnologias Assistivas (TAs), que são definidas como qualquer item, equipamento ou produto, seja ele adquirido comercialmente, modificado ou personalizado que é usado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais dos indivíduos. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de desenvolvimento de um recurso de TA para um paciente com LPB da clínica escola de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Primeiramente foi realizada a avaliação com o uso da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) para identificar as necessidades do paciente. Após o desenvolvimento do produto foram realizados treinos de uso e o acompanhamento em ambiente domiciliar, com vista a testar sua eficácia. O paciente ainda passou por um processo de reavaliação, com a reaplicação da COPM para comparação dos resultados. De acordo com os resultados é possível considerar o recurso eficaz, por aumentar o desempenho e a satisfação do paciente quanto à realização da atividade que estava afetada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flauber Felipe Oliveira, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, BR

    Terapeuta Ocupacional graduado pelo Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

  • Eliza Ribeiro Oliveira, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, BR

    Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

Oliveira, F. F., & Oliveira, E. R. (2017). Desenvolvimento de recurso de tecnologia assistiva para paciente com lesão do plexo braquial. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 28(2), 246-253. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i2p246-253