Uso de avaliação do desempenho para prescrição de dispositivos de tecnologia assistiva

Autores

  • Claudiene Aline Fonseca de Souza Universidade de Brasilia https://orcid.org/0000-0002-1055-7633
  • Marcos Ferreira Calixto Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Marianne Pinheiro Marques Universidade de Brasília
  • Ana Cláudia Barroso de Sá Oliveira Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
  • Ana Cristina de Jesus Alves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p34-40

Palavras-chave:

Atividades cotidianas, Equipamentos de autoajuda, Pessoas com deficiêcia, Reabilitação, Avaliação de resultados (cuidados de saúde)

Resumo

Introdução: A indicação e implementação da Tecnologia Assistiva (TA), quando realizada de forma integrada, pode auxiliar na prescrição de dispositivos que favoreçam a maior participação nas atividades cotidianas, atenuando o impacto imposto pelas limitações funcionais de indivíduo com deficiência física . Objetivo: verificar as contribuições do uso da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), fundamentada na prática centrada no cliente, no momento da indicação de TA. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um estudo descritivo transversal realizado com 31 indivíduos com deficiência física de um hospital público do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação da avaliação COPM, sendo realizada a categorização das TA a partir do levantamento das áreas de desempenho mais comprometidas. Resultados: Do total de participantes, 51,6 % (n=16) solicitaram alguma indicação e/ou confecção de TA. A área de autocuidado foi apontada como a mais comprometida (96,7%), concentrando também, maior número de solicitações de TA. Conclusão: Este estudo pode contribuir com as pesquisas que investigam o uso de avaliações para a indicação de dispositivos e, espera-se que novas pesquisas possam dar continuidade a este processo, priorizando a participação ativa do indivíduo no momento de avaliar as necessidades do uso da TA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Uso de avaliação do desempenho para prescrição de dispositivos de tecnologia assistiva. (2018). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(1), 34-40. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p34-40