A relação entre o desenho da figura humana e a coordenação visomotora em crianças pré-termo aos 6 anos de idade

Autores

  • Daniela Julie Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p98-105

Palavras-chave:

Prematuro, Desempenho psicomotor, Transtornos das habilidades motoras

Resumo

O presente estudo teve como objetivo examinar o desempenho, na idade pré-escolar, de crianças nascidas prematuras em testes perceptuais e visomotores. Como a prematuridade tem impacto no desenvolvimento infantil, é importante avaliar as habilidades percepto-motoras nessa população. Participaram desse estudo 30 crianças, 20 meninas e 10 meninos, com idade gestacional, ao nascimento, >; 34 semanas, recrutados em programa de acompanhamento do desenvolvimento de prematuros. Os instrumentos utilizados para avaliação da amostragem foram os testes de Acuidade Motora (AYRES, 1980), Gestáltico de Bender (KOPPITZ, 1989) e as versões do desenho da Figura humana de Wechsler (1996) e Ayres e Reid (1966). Os resultados mostraram que as crianças pré-termo tiveram desempenho dentro do esperado para a idade, em todos os testes, exceto na acuidade motora ajustada para tempo, o que indica que as crianças nascidas pré-termo apresentaram maior lentidão no traçado. Foi encontrada correlação significativa entre as duas versões do Desenho da Figura Humana (Pearson r = 0,76) e entre o peso ao nascimento e a acuidade do traçado (Pearson r = 0,36 e 0,41), porém nenhuma outra correlação entre os testes utilizados atingiu significância. Tais resultados contrastam com a literatura, que indica pior desempenho perceptual e motor em crianças nascidas prematuramente. A pobre correlação entre os escores dos diferentes testes e os sinais de pouca utilidade clínica levam a questionar a validade da instrumentação utilizada. Conclui-se que é essencial o desenvolvimento de instrumentação própria, com normas atualizadas, para crianças brasileiras, que permita maior acuidade dos resultados.

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Publicado

2004-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Carvalho, D. J., & Magalhães, L. de C. (2004). A relação entre o desenho da figura humana e a coordenação visomotora em crianças pré-termo aos 6 anos de idade . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 15(3), 98-105. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p98-105