A experimentação teórico-prática do aluno de Terapia Ocupacional no campo social: uma vivência com a população em situação de rua

Autores

  • Roseli Esquerdo Lopes USP
  • Ariane Machado Palma Universidade Federal de São Carlos
  • Tiy de Albuquerque Maranhão Reis Associação Minha Rua Minha Casa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v16i2p54-61

Palavras-chave:

Educação superior, Responsabilidade social, Terapia ocupacional^i1^stendênc, Terapia ocupacional^i1^seduca, Currículo

Resumo

A questão da articulação entre teoria e prática permanece como desafio central para uma melhor graduação profissional, apesar dos quase cinqüenta anos de formação de terapeutas ocupacionais no Brasil. Nos seus diversos campos ou áreas de atuação, a formação acadêmica do terapeuta ocupacional vem se transformando, seja pelos avanços tecnológicos e de conhecimento, seja pelas políticas públicas que se estabelecem ou, ainda, pelo enorme escopo de ações de organizações não-governamentais que continuam fazendo parte da trajetória dos grupos populacionais para os quais a terapia ocupacional brasileira se volta. Por outro lado, as necessidades presentes na desigual e complexa realidade social têm demandado um profissional preparado para atuar/intervir em diferentes setores da sociedade, em situações que extrapolam os espaços desenhados pelos eixos "saúde e doença". Os estudos e debates acerca da composição das matrizes curriculares da graduação e das suas reformulações têm aberto possibilidades para a inclusão de novas áreas e/ou temáticas, através de disciplinas cujos conteúdos buscam dotar o terapeuta ocupacional de capacidades e habilidades que lhe permitam compreender, refletir, propor e implementar ações no campo social. Nessa perspectiva, apresenta-se a experiência do estágio profissional em terapia ocupacional no campo social junto à população em situação de rua, oferecido a alunos da Universidade Federal de São Carlos pelo Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia. Suas análises e conclusões vêm se somar à defesa da importância da terapia ocupacional social como disciplina curricular na formação acadêmica de graduação do terapeuta ocupacional, bem como apontar para diferentes possibilidades de intervenção.

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Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lopes, R. E., Palma, A. M., & Reis, T. de A. M. (2005). A experimentação teórico-prática do aluno de Terapia Ocupacional no campo social: uma vivência com a população em situação de rua . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 16(2), 54-61. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v16i2p54-61