Aplicação do inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) com crianças portadoras de paralisia cerebral tetraparesia espástica

Autores

  • Josiane Oliveira da Fonseca AACD
  • Lisbeth Kaiserlian Cordani Instituto Mauá de Tecnologia
  • Maria Cristina de Oliveira AACD

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v16i2p67-74

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Avaliação, Espasticidade muscular, Crianças portadoras de deficiência^i1^sreabilita

Resumo

No presente artigo são analisados os dados coletados através do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) em amostra de 10 crianças portadoras de tetraparesia espástica. A aplicação em cada criança foi feita em dois instantes, com intervalos que variaram entre 12 e 24 meses. Embora a análise descritiva tenha mostrado uma evolução média entre as duas aplicações do PEDI, somente na área de Auto-Cuidado a diferença se mostrou significativa (p < 0,005) sendo que visivelmente a Mobilidade foi a área que menos progrediu. Neste artigo será discutido o potencial deste instrumento como parâmetro de evolução para estas crianças, ressalvado o fato de a amostra ser bem reduzida.

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Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fonseca, J. O. da, Cordani, L. K., & Oliveira, M. C. de. (2005). Aplicação do inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) com crianças portadoras de paralisia cerebral tetraparesia espástica . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 16(2), 67-74. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v16i2p67-74