Repercussões da inclusão escolar sobre o cotidiano de crianças com deficiência: um estudo a partir do relato das famílias

Autores

  • Camila Costabile Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Maria Inês Britto Brunello Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v16i3p124-130

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Crianças portadoras de deficiência, Família, Avaliação educacional, Educação primária, Critérios de administração escolar

Resumo

Na cidade de São Paulo, principalmente na rede pública municipal, tem-se optado em incluir crianças com deficiência em salas regulares de ensino, buscando garantir a equidade de direitos para todos. Partindo desse princípio, objetivou-se estudar e refletir, qualitativamente, os impactos da educação inclusiva na vida cotidiana das crianças com deficiência, a partir de entrevistas abertas com as famílias de crianças com deficiência mental e/ou distúrbios globais do desenvolvimento inseridas em classes regulares das escolas públicas, contribuindo com o desenvolvimento de avaliações sobre as repercussões da inclusão escolar na vida dessas crianças, promovendo reflexões, estimulando novas ações e trabalhos na área.

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Publicado

2005-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Costabile, C., & Brunello, M. I. B. (2005). Repercussões da inclusão escolar sobre o cotidiano de crianças com deficiência: um estudo a partir do relato das famílias . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 16(3), 124-130. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v16i3p124-130