Validade de conteúdo de questionários de coordenação motora para pais e professores

Autores

  • Tatiana Teixeira Barral de Lacerda Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lívia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais; Depto. de Terapia Ocupacional
  • Márcia Bastos Rezende UFMG; Depto de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v18i2p63-77

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Destreza motora, Validade dos testes, Transtornos das habilidades motoras

Resumo

INTRODUÇÃO: O termo Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) tem sido usado para referir às crianças que, na ausência de lesões do sistema neuromotor, apresentam dificuldades para realizar tarefas de vida diária que requerem coordenação motora. Face à escassez de testes de coordenação motora, validados para a criança brasileira, iniciou-se o processo de criação e validação da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora - ACOORDEM. O teste é dividido em 3 partes, sendo duas compostas por itens de observação direta do desempenho motor da criança e uma terceira parte que consiste de dois questionários estruturados, que visam avaliar o desempenho funcional da criança em casa e na escola. OBJETIVO: O objetivo geral deste estudo foi examinar a validade de conteúdo dos Questionários de Pais e Professores da ACOORDEM. MÉTODO: um painel de experts, composto por nove profissionais, 11 pais e sete professores, avaliou a qualidade dos itens dos Questionários. O Questionário para Professores é composto por 73 itens e o de Pais por 108. RESULTADOS: Os resultados da avaliação deram suporte à validade de conteúdo dos Questionários de Pais e Professores, uma vez que mais de 87 % dos itens foram considerados de boa qualidade. CONCLUSÃO: Como resultado do painel de experts foi feita revisão e modificações nos questionários, que contribuíram para redução no número de itens e para confirmar a adequação do instrumento às necessidades dos pais e profissionais que lidam com crianças com problemas de coordenação motora.

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Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Validade de conteúdo de questionários de coordenação motora para pais e professores . (2007). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 18(2), 63-77. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v18i2p63-77