Desafios enfrentados por usuários da saúde mental

reflexões sobre narrativas acerca do trabalho dentro e fora de oficinas de geração de trabalho e renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p63-69

Palavras-chave:

Saúde mental, Emprego/psicologia, Facilitação social, Oficinas de trabalho protegido/recursos humanos, Narração

Resumo

Este artigo é extraído de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer a experiência de trabalho de usuários da saúde mental em oficinas de geração de trabalho e renda na cidade de Campinas, São Paulo. Tratou-se de pesquisa qualitativa, dentro da perspectiva da pesquisa social, foram realizados grupos focais com participantes das oficinas do NOT (Núcleo de Oficinas e Trabalho), todos os seis participantes tiveram experiências de trabalho anteriores a entrada nas oficinas e trazem algumas experiências de violência, humilhação e submissão em situações de trabalho dentro do modelo capitalista. Neste artigo traremos as narrativas de oficineiros, que nos possibilitam conhecer o cotidiano de trabalho nas oficinas de geração de trabalho e renda na perspectiva dos usuários participantes. O trabalho, nos moldes capitalistas, não contribui para a inclusão de pessoas em processo de vulnerabilidade social. O entendimento do trabalho dos usuários da saúde mental como direito de cidadania e o encontro dos princípios da reforma psiquiátrica e da economia solidária, são fundamentais para a construção de espaços de trabalho dignos e de superação do preconceito e estigma.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Con Andrades Luiz, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

    terapeuta ocupacional, mestra em saúde coletiva, área de Política Planejamento e Gestão pela Unicamp e coordenadora de oficina de trabalho do Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT) da rede de saúde mental de Campinas.

  • Erotildes Maria Leal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    professora da Faculdade de Medicina da UFRJ, Departamento de Medicina de Família e Comunidade, do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial do IPUB/UFRJ, e da pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

  • Maria Cecília Galletti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    terapeuta ocupacional, mestre e doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2018-09-21

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Luiz, C. C. A., Leal, E. M., & Galletti, M. C. (2018). Desafios enfrentados por usuários da saúde mental: reflexões sobre narrativas acerca do trabalho dentro e fora de oficinas de geração de trabalho e renda. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(1), 63-69. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i1p63-69