Manutenção da prática de exercícios de reeducação de membros superiores por estudantes de Fisioterapia acompanhamento de seis meses

Autores

  • Fátima Aparecida Caromano USP; FM
  • Marina Carlis USP; FM
  • Liedi dos Santos Cordeiro Panades USP; FM
  • Maiza Ritomi Ide Universidade do Oeste do Paraná
  • Silvana Maria Blascovi de Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p56-60

Palavras-chave:

Fisioterapia, Exercício, Estudantes de ciências da saúde, Manutenção preventiva, Terapia por exercício^i1^srecursos huma, Membro superior, Força muscular

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a manutenção e os efeitos da prática de exercícios de reeducação de membros superiores, por um período de seis meses, por estudantes de Fisioterapia. LOCAL: Este estudo foi conduzido de 1999 a 2003, com cinco grupos de 10 estudantes de Fisioterapia - Curso de Fisioterapia, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. PARTICIPANTES: 50 estudantes, 10 homens e 40 mulheres (idade média de 20,4± 2,1 anos) matriculados na disciplina de Recursos Terapêuticos Manuais. PROCEDIMENTO: O programa consistiu em uma seqüência de 20 exercícios que tiveram por objetivo o ganho de força muscular, treinados em padrões funcionais de movimentos. Os exercícios foram treinados durante dez sessões de uma hora que consistiu em 20 minutos para discussão de estudos que mostravam lesões musculoesqueléticas em profissionais fisioterapeutas e 40 minutos de exercícios. AVALIAÇÃO: Oito testes de força muscular isométrica de flexão e extensão de membro superior direito foram realizados por meio de dinamometria digital (Lafayetti Instruments). Uma questão aberta e o pedido para demonstração de seqüência de exercícios, como treinado, foram usados para avaliar o comportamento. ANÁLISE DE DADOS: O estudo do efeito do programa usou a média dos oito testes de força muscular do membro superior direito obtida em T1 (antes do treinamento) e comparou com a obtida em T2 (após o treinamento) usando o Teste t de Student pareado. O mesmo teste foi utilizado para comparar T2 e T3, resultando em um indicativo de manutenção. As diferenças encontradas foram transformadas em porcentagem. Foi realizada a comparação entre os subgrupos de homens e mulheres. As respostas para a pergunta aberta foram estudadas quantitativamente e as respostas foram agrupadas por assunto. RESULTADOS: Quarenta e oito dos 50 estudantes que iniciaram o programa participaram da avaliação seis meses após o término do programa. O programa produziu uma melhora estatisticamente significante em força muscular (p = 0,0067) com aumento de 32%. Trinta e dois participantes informaram ter continuado a praticar de alguma forma e outros 17 relataram não ter praticado os exercícios treinados durante os seis meses precedentes. Razões para manutenção envolveram intenção de prevenção e melhor controle de movimentos dos membros superiores. Razões para abandono incluíram falta de tempo e outras prioridades. O gênero não afetou nem os resultados relativos à força muscular, nem o comportamento de manutenção. CONCLUSÕES: O programa proposto produziu melhora significativa na força muscular. A manutenção se deu em índices superiores aos encontrados na literatura. Os comportamentos envolvidos com manutenção se relacionaram com as discussões teóricas propostas no programa. A forma de ensino e treinamento foi eficiente para memorização, produzindo alto índice de reprodutibilidade correta destes seis meses após o final do programa. A manutenção da prática de exercícios implicou em melhora adicional. Acreditamos que este tipo de atividade deva ser oferecido como rotina para alunos de cursos de Fisioterapia.

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Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Caromano, F. A., Carlis, M., Panades, L. dos S. C., Ide, M. R., & Assis, S. M. B. de. (2008). Manutenção da prática de exercícios de reeducação de membros superiores por estudantes de Fisioterapia acompanhamento de seis meses . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 19(1), 56-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i1p56-60