Participação de alunos com deficiência física no contexto da escola regular - revisão de literatura

Autores

  • Lívia Santos Lara Ghedini Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Marisa Cotta Mancini Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Departamento de Terapia Ocupacional
  • Marina de Brito Brandão Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p1-9

Palavras-chave:

Deficiência física, Participação escolar, Inclusão escolar

Resumo

A educação inclusiva é uma realidade vigente, que consiste não somente na socialização da criança com deficiência, mas também na criação de oportunidades para que a mesma possa participar dos diversos contextos da escola. Para tanto, é fundamental o preparo dos profissionais envolvidos nesse processo, de forma que a criança receba o suporte necessário e adequado. O objetivo deste estudo é analisar, através de uma revisão da literatura, evidências disponíveis sobre a participação da criança com deficiência física no contexto da escola regular. Foram realizadas buscas em bases eletrônicas de dados e em revistas de educação. As palavras chaves utilizadas foram: paralisia cerebral ou deficiência física, inclusão escolar, participação escolar e as respectivas traduções destes termos na língua inglesa. Oito artigos foram incluídos no estudo. A síntese da evidência aponta que os principais fatores que contribuíram para a participação da criança com deficiência física no ambiente escolar referiram-se às habilidades motoras, especificamente mobilidade, à comunicação, ao nível de comprometimento motor e à idade. Barreiras que restringiram a participação, como falta de acesso e inadequação do espaço físico das escolas foram identificadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Participação de alunos com deficiência física no contexto da escola regular - revisão de literatura . (2010). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 21(1), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p1-9