Reflexões sobre a formação do terapeuta ocupacional para atuação com pessoas idosas em distintas modalidades de atenção: contribuições de egressos da USP-SP

Autores

  • Maria Helena Morgani de Almeida Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Marina Picazzio Perez Batista Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina
  • Karen Christina Rodrigues Gallão Lucoves Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i2p130-138

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Geriatria^i1^srecursos huma, Ensino

Resumo

A capacitação de recursos humanos especializados na área gerontológica constitui-se importante estratégia para o enfrentamento dos desafios atuais do envelhecimento. OBJETIVO: Foi realizada pesquisa com egressos do Curso de Terapia Ocupacional da USP-SP para identificação de possíveis contribuições da graduação para a atuação com pessoas idosas. METODOLOGIA: Estudo exploratório e descritivo através do qual foram obtidas informações de natureza qualitativa com terapeutas ocupacionais formados pela USP - SP, no período de 2004 a 2008. A técnica para obtenção dos dados foi preenchimento de questionário. Esses foram analisados em seu conteúdo. RESULTADOS: Participaram do estudo 19 terapeutas ocupacionais que referem desafios para atuação como: o desconhecimento da Terapia Ocupacional por outros profissionais, evitar diluição do discurso desse profissional no discurso gerontológico e superar escassez de recursos para intervenções. Para enfrentar os desafios, recorrem à formação complementar, ao contato com profissionais de outras áreas e à reflexão sobre a própria prática profissional. Como contribuições da graduação para a atuação, citam a formação crítica e reflexiva acerca das problemáticas desta população e as vivências práticas. Algumas sugestões de aprimoramento incluem: maior articulação teórica e prática, maior contato com a população idosa e interlocução com outras disciplinas. CONCLUSÃO: Os resultados da pesquisa podem promover ajustes ao ensino de gerontologia no Curso de Terapia Ocupacional da USP-SP além de reflexões sobre o tema em outros cursos de graduação.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Almeida, M. H. M. de, Batista, M. P. P., & Lucoves, K. C. R. G. (2010). Reflexões sobre a formação do terapeuta ocupacional para atuação com pessoas idosas em distintas modalidades de atenção: contribuições de egressos da USP-SP . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 21(2), 130-138. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i2p130-138