A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva

Autores

  • Miryam Bonadiu Pelosi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leila Regina D'Oliveira de Paula Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p52-59

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Paralisia cerebral, Educação continuada

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar se a introdução da Tecnologia Assistiva favorece a inclusão de alunos com paralisia cerebral em quatro escolas regulares do município do Rio de Janeiro quando esta é mediada pela ação conjunta de profissionais da Saúde e Educação. Participaram do estudo quatorze professores itinerantes, cinco terapeutas ocupacionais, três fonoaudiólogas, quatro diretores, quatro alunos com paralisia cerebral e seus familiares, quatro professores de turma e cinco professores de aulas complementares. O modelo do estudo foi a pesquisa-ação e os instrumentos compreenderam questionários, entrevistas semi-estruturadas, registros dos participantes, fotografias, filmes e o caderno de campo da pesquisadora. Foram formadas quatro equipes constituídas por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e professores itinerantes que haviam recebido formação em serviço na área de tecnologia assistiva. Esses profissionais foram à escola com a freqüência de quatro a seis encontros e participaram de sete supervisões fora do espaço educacional. Os resultados da ação conjunta compreenderam situações de aprendizagem favoráveis à inclusão escolar; sensibilização e mudança de atitude dos professores, e aproximação de professores e alunos. O emprego sistemático de recursos de tecnologia assistiva teve efeitos positivos na postura dos alunos em sala de aula, no desenvolvimento de estratégias alternativas de comunicação oral e escrita, no aumento da mobilidade dos alunos através do uso de cadeiras de rodas apropriadas e na independência para as atividades do dia-a-dia escolar.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva . (2011). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(1), 52-59. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p52-59