Pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de regiões insular e continental de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p179-186

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento Infantil, Pobreza, Brincadeiras, Jogos e brinquedos

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de dois contextos (insular e continental) do município de Belém. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo-exploratório. Participaram deste estudo 319 crianças na faixa etária de três a quatro anos de idade. Utilizou-se o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, um questionário para identificar as condições socioeconômicas da família e características das brincadeiras, além de um instrumento de medição do nível de pobreza familiar. Foi usado o teste χ2, com nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Das 319 crianças avaliadas, o percentual de suspeita de atraso no desenvolvimento chegou a 77,7%. O nível de pobreza da família (p=0,01) associou-se ao tipo de brincadeira. Já a variável de espaço para brincar associou-se com o contexto geográfico do município (p=0,004). Considera-se que este estudo possa colaborar para o entendimento da importância das brincadeiras em contextos de desenvolvimento marcados pela pobreza familiar e em regiões com características peculiares como a Amazônia e adequação das políticas públicas.

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Biografia do Autor

  • Elson Ferreira Costa, Universidade Federal do Pará

    Terapeuta Ocupacional, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano

  • Lília Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

    Docente do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento

  • Samyra Said de Lima, Universidade Federal do Pará

    Fisioterapeuta, Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará

  • Camila de Nazaré Alencar, Universidade do Estado do Pará

    Terapeuta Ocupacional, residente multiprofissional na Universidade do Estado do Pará, Membra do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pobreza familiar, desenvolvimento neuropsicomotor e brincadeiras de crianças de regiões insular e continental de Belém. (2018). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(2), 179-186. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i2p179-186