Avaliação do desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros extremos e moderados em uma unidade de terapia intensiva neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i2p77-85

Palavras-chave:

Recém-nascido prematuro, Desenvolvimento infantil, Unidades de terapia intensiva neonatal

Resumo

Objetivo: avaliar o desenvolvimento motor de recém nascidos prematuros extremos e comparar ao desenvolvimento motor dos recém-nascidos prematuros moderados, em uma UTI Neonatal. Métodos: estudo transversal onde foram avaliados 16 neonatos, cinco prematuros extremos e 11 prematuros moderados, classificados pelo Test of Infant Motor Performance. Resultados: Não houve diferença significativa no desempenho motor entre o grupo de prematuros extremos e moderados, entretanto, a prematuridade extrema reduziu 4,74 pontos no escore. Na correlação entre os fatores de risco e o desenvolvimento motor, o uso de ventilação mecânica não invasiva e o Apgar no 1º minuto foram associados estatisticamente com o desempenho motor atípico. As demais variáveis não apresentaram correlação significativa com o desenvolvimento motor. Conclusão: não houve associação entre a idade gestacional e o desenvolvimento motor de neonatos prematuros.

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Biografia do Autor

  • Kelen Salvagni, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

    Fisioterapeuta, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Porto Alegre, RS, Brasil. 

  • Laís Rodrigues Gerzson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Programa de Pós Graduação Saúde da Criança e do Adolescente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Carla Skilhan de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Departamento de Fisioterapia, Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Avaliação do desenvolvimento motor de recém-nascidos prematuros extremos e moderados em uma unidade de terapia intensiva neonatal. (2019). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 30(2), 77-85. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i2p77-85