Formação e prática do terapeuta ocupacional que utiliza tecnologia assistiva como recurso terapêutico

Autores

  • Ana Cristina Jesus Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Luisa Guillaumom Emmel Universidade Federal de São Carlos
  • Thelma Simões Matsukura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p24-33

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Equipamentos de auto-ajuda, Reabilitação, Capacitação profissional.

Resumo

O objetivo do estudo é apresentar e discutir a formação e a prática do terapeutaocupacional que trabalha com tecnologia assistiva investigando sua formação acadêmica,embasamentos teóricos e as práticas adotadas pelos terapeutas ocupacionais em relação à avaliaçãoe implementação de recursos de tecnologia assistiva. Foram aplicados questionários junto a 14terapeutas ocupacionais que trabalham diretamente com a indicação de recursos de tecnologiaassistiva para pessoas com defi ciência física. Foi realizado um estudo exploratório transversal epara isso foi utilizado um questionário composto por 41 questões. Os dados obtidos através doquestionário foram sistematizados e analisados através de somatória dos dados e discutidos atravésda categorização por temas do questionário. Os resultados mostraram que os terapeutas ocupacionaisdesta pesquisa referem lacunas principalmente na formação acadêmica, na qualifi cação profi ssionale na divulgação de conhecimentos através de pesquisas relacionados ao tema tecnologia assistiva.Em relação à prática dos terapeutas, notou-se que há coerência em avaliar e implementar os recursosde tecnologia assistiva segundo os preceitos teóricos e que os recursos comercializados e de altocusto estão sendo os mais comumente indicados e utilizados. Apesar das lacunas, os terapeutasocupacionais desta pesquisa apresentaram-se como profi ssionais capacitados a indicar e implementarrecursos de tecnologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Jesus Alves, Universidade Federal de São Carlos
    Terapeuta Ocupacional doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.
  • Maria Luisa Guillaumom Emmel, Universidade Federal de São Carlos
    Terapeuta Ocupacional Doutora pela Universidade de São Paulo- Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, doPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
  • Thelma Simões Matsukura, Universidade de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional Doutora pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós Graduação em Saúde Mental. Professora Associada Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Downloads

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Alves, A. C. J., Emmel, M. L. G., & Matsukura, T. S. (2012). Formação e prática do terapeuta ocupacional que utiliza tecnologia assistiva como recurso terapêutico. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 24-33. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p24-33