Uso do teste caixa e blocos na avaliação de destreza manual em crianças e jovens com síndrome de Down

Autores

  • Renata Guimarães
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p98-106

Palavras-chave:

Destreza motora, Síndrome de Down, Crianças com defi ciência, Habilidades para realização de testes.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a destreza manual de crianças e adolescentes com síndromede Down (SD) nas idades de 7, 8, 9, 14 e 15 anos, utilizando o Teste de Caixa e Blocos(TCB). Participaram 50 crianças e jovens com SD, de ambos os sexos, que compuseram o grupoestudado (GSD), e 50 sem a síndrome, constituindo o grupo controle (GC). O teste foi aplicadoindividualmente em cada participante nas instituições colaboradoras no interior do Estado de SãoPaulo após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Os resultados indicaram que há desvantagem na destreza manual dos participantes com SD quandocomparados ao GC. Observou-se também que não houve alteração estatisticamente signifi cativa nadestreza manual para o GSD entre as idades de 7 a 9 anos em comparação com as idades de 14 e 15anos (7a = 30 Blocos Por Minuto, 8a = 29 BPM, 9a = 29 BPM), (14a = 32 BPM, 15a = 34 BPM),evidenciando que quase não há evolução na destreza manual com a idade. O GC apresentou evoluçãode destreza manual proporcional à idade dos participantes (7a = 63 BPM, 8a = 66 BPM,9a = 68 BPM, 14a = 80 BPM, 15a = 81 BPM). Adicionalmente, foram observadas diferenças naforma de preensão dos blocos nos participantes do GSD, com a utilização da pinça entre os dedospolegar e médio em 36% dos casos contra 4% no GC. Conclui-se que o Teste de Caixa e Blocos éuma opção efi ciente e objetiva para a quantifi cação da destreza manual em populações com défi citsintelectuais, pela fácil aplicação e por exigir pouca compreensão dos avaliados.

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Biografia do Autor

  • Renata Guimarães
    Terapeuta Ocupacional, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
    Fisioterapeuta, Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Uso do teste caixa e blocos na avaliação de destreza manual em crianças e jovens com síndrome de Down. (2012). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 98-106. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p98-106