Análise das técnicas de propulsão de atletas praticantes de modalidades em cadeira de rodas: um estudo de revisão

Autores

  • Allan James de Castro de Bussmann Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Greguol Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p193-198

Palavras-chave:

Técnicas de exercício e de movimento/utilização, Esportes/educação, Cadeiras de rodas/utilização, Atletas, Pessoas com deficiência, Literatura de revisão como assunto.

Resumo

Estudos sobre o movimento humano são largamente realizados por pesquisadores quebuscam a melhora do desempenho esportivo. No entanto, alguns indivíduos possuem movimentosque não se encaixam em padrões pré-estabelecidos. Pessoas com deficiência que se utilizam decadeira de rodas para sua locomoção possuem especificidades quanto a técnica de locomoção, tantocotidiana como no esporte. Esta revisão teve como objetivo apresentar o panorama da literaturaacerca da análise das técnicas de propulsão de atletas em cadeira de rodas. Foi realizada uma buscanos portais científicos de artigos produzidos sobre o tema entre 2000 e 2011. A busca resultou em65 artigos, dos quais 9 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontam (a) escassez deestudos recentes; (b) os estudos selecionados enfocam a característica do movimento e de que formaesta característica influi sobre variáveis que vão desde alterações fisiológicas até o desempenho,sendo a maioria dos estudos focada na propulsão; (c) a modalidade mais pesquisada foi a corrida;(d) as imagens coletadas em sua maioria são em duas dimensões. O panorama desenhado sugerea necessidade de ampliar as pesquisas sobre o tema, ampliando os subsídios teóricos para que ostreinadores tenham condições de aprimorar suas práticas e os atletas de otimizar seu desempenho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Allan James de Castro de Bussmann, Universidade Estadual de Londrina

    Mestrando do programa de pós-graduação associado UEL/UEM em Educação Física.

     

  • Márcia Greguol, Universidade Estadual de Londrina
    Docente do Departamento de Ciência do Esporte – Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Análise das técnicas de propulsão de atletas praticantes de modalidades em cadeira de rodas: um estudo de revisão. (2012). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(2), 193-198. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p193-198