Repercussões do papel de cuidador nas atividades de lazer de cuidadores informais de idosos dependentes

Autores

  • Marina Picazzio Perez Batista Universidade de São Paulo
  • Fernanda Luppino Miccas Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira
  • Fernanda de Sousa Forattore Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira
  • Maria Helena Morgani de Almeida Universidade de São Paulo
  • Tatiana Vieira do Couto Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p186-192

Palavras-chave:

Atividades de lazer/psicologia, Idoso, Cuidadores/psicologia, Atividades cotidianas/psicologia.

Resumo

A responsabilidade pelo cuidado acarreta transformação no cotidiano dos cuidadores.Frente às obrigações da vida cotidiana, que causam desgaste físico e emocional, as atividadesde lazer permitem o restabelecimento do indivíduo, além de propiciar desenvolvimento pessoale social. Objetivo: O presente estudo buscou identificar, junto a cuidadores informais de idososdependentes internados na enfermaria de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual, suasatividades de lazer e fatores que influenciam na realização das mesmas. Metodologia: Os dadosdo estudo foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados pelo método deanálise de conteúdo. As variáveis quantitativas foram descritas por meio de frequência simples.Resultado: Encontrou-se que a maioria dos cuidadores entrevistados diminuíram a quantidade efrequência na realização de atividades de lazer por assumirem a responsabilidade de cuidado com oidoso dependente. Vinculado à esta responsabilidade, os cuidadores mencionaram a hospitalizaçãoe aspectos emocionais como fatores que influenciam na execução destas atividades. Conclusão:Por meio do impacto observado nas atividades de lazer dos cuidadores, este estudo possibilita areflexão sobre um tema de grande relevância: o cuidado ao cuidador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Picazzio Perez Batista, Universidade de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional. Especialização em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital do Servidor PúblicoEstadual. Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina.
  • Fernanda Luppino Miccas, Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira
    Terapeuta Ocupacional. Especialização em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital do Servidor PúblicoEstadual. Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira.
  • Fernanda de Sousa Forattore, Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira
    Terapeuta Ocupacional. Especialização em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital do Servidor PúblicoEstadual. Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira.
  • Maria Helena Morgani de Almeida, Universidade de São Paulo
    Profa. Dra. do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Tatiana Vieira do Couto, Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira
    Terapeuta Ocupacional. Preceptora do Aprimoramento em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital doServidor Público Estadual. Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira

Downloads

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Batista, M. P. P., Miccas, F. L., Forattore, F. de S., Almeida, M. H. M. de, & Couto, T. V. do. (2012). Repercussões do papel de cuidador nas atividades de lazer de cuidadores informais de idosos dependentes. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(2), 186-192. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p186-192