As caixas de histórias na visão de profissionais de saúde como estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil

Autores

  • Nathália Rodrigues Garcia universidade de São Paulo
  • Luzia Iara Pfeifer Universidade de São Paulo
  • Maria Paula Panúncio-Pinto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p169-177

Palavras-chave:

Humanização da assistência, Equipe de assistência ao paciente, Oncologia/ recursos humanos, Criança, Pessoal da saúde/recursos humanos, Serviços de saúde da criança/ recursos humanos

Resumo

O “Programa de Extensão Caixa de Histórias” é desenvolvido em enfermariaspediátricas, utilizando como recursos bonecos e outros elementos. Este estudo visa analisar a opiniãode profissionais de saúde sobre o referido programa. Participaram do estudo 5 profissionais de saúdede uma Enfermaria Oncopediátrica, os quais responderam a um questionário sobre o impacto das“Caixas de Histórias” em crianças hospitalizadas. Utilizou-se para análise a técnica do discurso dosujeito coletivo. As respostas possibilitaram o seguinte discurso: “As histórias, e qualquer tipo deatividade lúdica e de recreação, auxiliam na recuperação da criança, pois permitem que esta seesqueça de seu sofrimento. Dessa forma, as crianças ficam mais a vontade, diminuindo o desconfortocausado pelo ambiente hospitalar. Acreditamos que as histórias melhorem qualidade da internação,pois percebemos o quanto as crianças ficam mais animadas e o quanto elas se divertem no mundoda criatividade e imaginação. Por elas estarem mais animadas, a alegria delas é transmitida anós. As histórias contadas nos ajudam na realização das nossas atividades, nos distraem e, destaforma, sorrimos com as crianças. Assim, o tempo passa sem elas perceberem”.

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Biografia do Autor

  • Nathália Rodrigues Garcia, universidade de São Paulo
    Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Luzia Iara Pfeifer, Universidade de São Paulo
    Professora doutora da Divisão de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo
    Professora doutora da Divisão de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

As caixas de histórias na visão de profissionais de saúde como estratégia de enfrentamento da hospitalização infantil. (2012). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(2), 169-177. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i2p169-177