A formação em Terapia Ocupacional: entre o ideal e o real

Autores

  • Teresinha Cid Constantinidis Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Alexandre Cardoso da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p149-154

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Prática Profissional, Educação em Saúde.

Resumo

Este estudo teórico visa discutir o processo de idealização da profissão, pelos alunos da Universidade Federal
do Espírito Santo, em confronto com a realidade das experiências práticas, relacionando essa questão ao processo de formação do terapeuta ocupacional. Para tal discussão foram utilizados, como referência, estudos que abordam a identidade e formação em Terapia Ocupacional, a teoria de transversalidade e de produção de subjetividade. Indica que a idealização da Terapia Ocupacional, a forma como será construída no processo de formação, pode
ser determinante da qualidade das ações na realidade dos
atendimentos. Propõe pensar a formação como um espaço aberto, multivetorial, que possa produzir diferenciações, experimentações, afi rmar modos de existência singulares, ressaltando a importância da relação professor-aluno nesse processo.

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Biografia do Autor

  • Teresinha Cid Constantinidis, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
    Professora adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espirito Santo - UFES, mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Psicologia pela UFES.

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Publicado

2014-04-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Constantinidis, T. C., & Cunha, A. C. da. (2014). A formação em Terapia Ocupacional: entre o ideal e o real. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(2), 149-154. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p149-154