A formação em Terapia Ocupacional: entre o ideal e o real
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p149-154Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Prática Profissional, Educação em Saúde.Resumo
Este estudo teórico visa discutir o processo de idealização da profissão, pelos alunos da Universidade Federal
do Espírito Santo, em confronto com a realidade das experiências práticas, relacionando essa questão ao processo de formação do terapeuta ocupacional. Para tal discussão foram utilizados, como referência, estudos que abordam a identidade e formação em Terapia Ocupacional, a teoria de transversalidade e de produção de subjetividade. Indica que a idealização da Terapia Ocupacional, a forma como será construída no processo de formação, pode
ser determinante da qualidade das ações na realidade dos
atendimentos. Propõe pensar a formação como um espaço aberto, multivetorial, que possa produzir diferenciações, experimentações, afi rmar modos de existência singulares, ressaltando a importância da relação professor-aluno nesse processo.