Reflexões sobre a prática do residente Terapeuta Ocupacional na Estratégia Saúde da Família no município de São Carlos

Autores

  • Flávia Manho
  • Léa Beatriz Teixeira Soares Universidade Federal de São Carlos
  • Stella Maris Nicolau Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p233-241

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Saúde Pública, Saúde da família, Internato não médico, Ocupações relacionadas com saúde/ educação, Residência multiprofi ssional em Saúde

Resumo

O olhar dos residentes egressos de Terapia Ocupacional sobre suas práticas na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UFSCar foi o objetivo deste estudo. Durante o programa de pós-graduação “lato sensu”, de ensino em serviço, os residentes desenvolvem competências de cuidado individual e coletivo, gestão, educação permanente e pesquisa, na lógica do apoio matricial, inseridos em Unidades de Saúde da Família do município. Responderam a um questionário on-line, sete dos oito residentes formados de 2007 a 2011. O material empírico foi agrupado em blocos a partir de um entendimento da hermenêutica dialética em diálogo com o referencial teórico e o projeto pedagógico da residência. Embora com diferenças, todos os residentes puderam reconhecer, de forma ampliada, as práticas e os preceitos da Estratégia Saúde da Família. Nos relatos, associaram o cuidado individual e coletivo ao núcleo de saber da Terapia Ocupacional, e associaram as ações coletivas, de gestão e de educação permanente, ao campo de saber da Saúde Coletiva. Os egressos reconheceram a residência como fundamental para sua formação pessoal e profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Manho
    Terapeuta Ocupacional Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
  • Léa Beatriz Teixeira Soares, Universidade Federal de São Carlos
    Professora Associada, Docente Voluntária da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Stella Maris Nicolau, Universidade Federal de São Carlos
    Professora Adjunta, Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Reflexões sobre a prática do residente Terapeuta Ocupacional na Estratégia Saúde da Família no município de São Carlos. (2014). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(3), 233-241. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p233-241