A interação escolar de uma criança com síndrome de Tourette, de acordo com as percepções de pais e professores: um estudo de caso exporatório

Autores

  • Ana Paula Terra Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho
  • Regina De Cassia Rondina Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Departamento de Psicologia da Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p177-184

Palavras-chave:

Educação especial/recursos humanos, Inclusão educacional, Síndrome de Tourette, Criança, Intervenção precoce

Resumo

A Síndrome de Gilles de La Tourette (ST) pode gerar acentuado sofrimento em diversas áreas da vida do indivíduo. A literatura refere que a criança com ST pode apresentar difi culdades no relacionamento com educadores e colegas. O objetivo deste estudo de caso exploratório visou conhecer e descrever as percepções de pais e educadores sobre aspectos da dinâmica de
interação escolar de uma criança com ST, matriculada no ensino fundamental regular. Foram realizadas entrevistas com os pais de uma criança de 8 anos de idade diagnosticada com ST e com três educadores. Foram também realizadas sessões de observação participante do cotidiano escolar. O conjunto dos relatos revela dúvidas por parte dos entrevistados, no sentido de identifi car comportamentos involuntários da criança ou de identifi car ações intencionais. Observou-se que ainda não existe articulação entre pais e educadores no atendimento às necessidades da criança. Supõe-se que estratégias de intervenção em perspectiva multiprofi ssional poderiam contribuir para que pais, educadores e profissionais de saúde atuem de forma articulada, no sentido de promover melhorias na interação escolar e social da criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Terra, Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho

    Acadêmica de Terapia  Ocupacional

    Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita  Filho

  • Regina De Cassia Rondina, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília Departamento de Psicologia da Educação

    Professor Assistente Doutor

    Departamento de Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2014-10-14

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Terra, A. P., & Rondina, R. D. C. (2014). A interação escolar de uma criança com síndrome de Tourette, de acordo com as percepções de pais e professores: um estudo de caso exporatório. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(2), 177-184. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p177-184