Procedimentos de avaliação da qualidade do brincar na prática da terapia ocupacional: um estudo exploratório

Autores

  • Fernanda Stella Risseto Mieto Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Maria Inês Britto Brunello
  • Carolina Donato da Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p95-102

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Protocolos, Criança, Jogos e brinquedos

Resumo

INTRODUÇÃO: Na literatura, constata-se a
escassez de estudos sobre o lúdico e o pouco uso de instrumentos de avaliação da qualidade do brincar utilizados por terapeutas ocupacionais na prática clínica. OBJETIVOS: Investigar como terapeutas ocupacionais têm realizado avaliações que procuram entender a qualidade do brincar das crianças. METODOLOGIA: Os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado aplicados a 10 terapeutas ocupacionais que trabalhavam com crianças em diferentes serviços e propostas de intervenção na cidade de São Paulo. A análise dos dados foi realizada por estratégias qualitativas. RESULTADOS/CONCLUSÃO: Através da análise qualitativa foram criados quatro núcleos temáticos. Observou-se que nenhuma entrevistada aplica avaliação
padronizada da qualidade do brincar em sua prática clínica. No entanto, todas as entrevistadas avaliam a qualidade do brincar da criança através da observação direta da atividade lúdica e entrevista não estruturada com os pais. A obtenção de dados da avaliação da qualidade do brincar é considerada signifi cativa para todas as terapeutas ocupacionais no processo de construção de planos de intervenção.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Stella Risseto Mieto, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-04-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Procedimentos de avaliação da qualidade do brincar na prática da terapia ocupacional: um estudo exploratório. (2014). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(2), 95-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p95-102