Perspectiva do envelhecimento, atividade física e qualidade de vida de trabalhadores

Autores

  • Sabrina Fernandes de Azevedo Serviço Social da Indústria - SESI; Centro Universitário Municipal de São José - USJ
  • Adair da Silva Lopes Universidade Federal da Santa Catarina
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa C atarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p60-69

Palavras-chave:

Atividade motora, Qualidade de vida, Envelhecimento, Trabalhadores.

Resumo

O estudo objetivou analisar a perspectiva do envelhecimento com a prática de atividade física e os domínios da qualidade de vida de trabalhadores da Indústria de Telecomunicações Eletrônica Brasileira da Grande Florianópolis – SC. A amostra foi composta de 511 trabalhadores de ambos os sexos, com idades de 18 a 65 anos. Utilizou-se um questionário com aspectos sociodemográficos e dados antropométricos; Qualidade de vida (WHOQOL-bref); Atividade física (IPAQ – versão curta); Perspectiva do envelhecimento (Inventário Sheppard). Utilizou-se o programa estatístico SPSS, versão 16.0 para as análises: descritivas, teste do Qui-quadrado, test t de Student para amostras independentes e regressão múltipla (método Forward). Os resultados indicaram que os trabalhadores apresentaram uma perspectiva positiva em relação ao envelhecimento. Entre os fatores da perspectiva do envelhecimento e a variável sexo houve diferença estatisticamente signifi cativa para o fator morte (p=0,026) e o fator integridade (p=0,020). As variáveis que contribuíram na perspectiva positiva do envelhecimento do sexo masculino foram o domínio psicológico (β=0,259), domínio ambiental (β=0,183), IMC (β=0,172) e a idade (β=-0,133). E para o sexo feminino o domínio ambiental (β=0,346) e a idade (β=-0,194).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sabrina Fernandes de Azevedo, Serviço Social da Indústria - SESI; Centro Universitário Municipal de São José - USJ
    Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006); Pós-Graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde pela Universidade Gama Fílho (2008); Mestrado em Atividade Física e Sáude do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina; Orientadora de Atividade Física - SESI e professora colaboradora do Centro Universitário Municipal de São José - USJ.
  • Adair da Silva Lopes, Universidade Federal da Santa Catarina
    Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina – CDS/UFSC.
  • Adriano Ferreti Borgatto, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP/ESALQ. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa C atarina
    Doutorado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa – UTL/FMH. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEFID/UDESC.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Perspectiva do envelhecimento, atividade física e qualidade de vida de trabalhadores. (2014). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(1), 60-69. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p60-69