Percepções de indivíduos com transtornos mentais e familiares sobre o desempenho ocupacional: contribuições da terapia ocupacional

Autores

  • Camila Sayuri Motizuki Universidade Federal do Paraná
  • Milton Carlos Mariotti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p100-110

Palavras-chave:

Saúde Mental. Atividades cotidianas. Terapia Ocupacional

Resumo

O estudo teve como objetivos: investigar a percepção de indivíduos com transtornos mentais e de seus famíliares sobre o desempenho ocupacional em atividades cotidianas e as difi culdades para isto e descrever as contribuições da Terapia Ocupacional para auxiliar na melhora do desempenho ocupacional nas atividades cotidianas. Confi gura-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva que utiliza entrevista semi-estruturada para a coleta de dados e o Método Fenomenológico de Sanders para a análise. As temáticas emergentes foram relacionadas ao lazer e a produtividade. Constatou-se que várias das atividades que os sujeitos gostavam de realizar antes de adoecer, foram as mesmas que deixaram de realizar após a doença mental. Há o desejo de retomar, bem como executar novas atividades cotidianas, porém existem barreiras que são desde a difi culdade fi nanceira, até problemas intrínsecos ao sujeito como medo e insegurança. O terapeuta ocupacional realiza uma parceria com o sujeito e sua família, a fi m de auxilia-ló a tornar-se um agente ativo. Pode-se evidenciar ainda a necessidade do desenvolvimento da produção científi ca que contextualize a atuação e o objeto de estudo da Terapia Ocupacional na saúde mental.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Sayuri Motizuki, Universidade Federal do Paraná
    Bolsista de Iniciação Científica UFPR/TN 2011/2013. pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR, graduanda do Curso de Terapia Ocupacional.
  • Milton Carlos Mariotti, Universidade Federal do Paraná
    Docente e pesquisador do Curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR. Graduado em Terapia Ocupacional pela PUCCamp, Mestre em Educação e Doutor em Medicina Interna pela UFPR.

Downloads

Publicado

2014-10-14

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Motizuki, C. S., & Mariotti, M. C. (2014). Percepções de indivíduos com transtornos mentais e familiares sobre o desempenho ocupacional: contribuições da terapia ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(2), 100-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p100-110