Múltiplas avaliações para aquisição de cadeiras de escritório: favorecendo a saúde no trabalho

Autores

  • Barbara Iansã de Lima Barroso Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Cláudia Regina Cabral Galvão Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p136-145

Palavras-chave:

Engenharia humana, Transtornos traumáticos cumulativos, Desenho/normas, Postura/fisiologia, Local de trabalho/normas, Questionários.

Resumo

Na busca para defi nir a melhor cadeira de escritório utilizada em terminais informatizados de uma autarquia do município de Manaus/AM, é descrito neste estudo, um processo metodológico de construção para identifi car a melhor cadeira para o trabalho informatizado utilizando múltiplas avaliações: entrevistas estruturadas; mapa de sensação de desconforto e dor proposto por Corlett e Wilson22; e questionários de avaliação por escala sobre a satisfação da cadeira, aplicadas com 71 trabalhadores. Neste estudo caracterizado como exploratório, aplicado, qualitativo e quantitativo, analisou-se estatisticamente dados aferidos em escala, e a opinião espontânea dos participantes na testagem de duas cadeiras. Observou-se que a escolha da cadeira apropriada para o posto de trabalho, na função dos participantes, englobou cadeiras com rodízios e regulagem do assento e encosto, o que pode contribuir para melhoria da produtividade e reduzir o efeito de doenças do trabalho associadas à postura sentada. 

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Biografia do Autor

  • Barbara Iansã de Lima Barroso, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Potiguar UnP (2000-2005), Especialista em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais FCMMG (2005-2006), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2009-2010). Atualmente é docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Tem experiência/interesse na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Ergonomia e Tecnologia Assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Assistiva; Projeto de Produto em Tecnologia Assistiva; Adequação Postural; Saúde e Trabalho; Tecnologia para Saúde do Trabalhador; Ergodesign; Sensação de Desconforto e Dor Durante o Trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho.

  • Cláudia Regina Cabral Galvão, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), especialização em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2005) e em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (2000). Atualmente é professora assistente do Curso de Terapia Ocupacional, membro do Comitê de Inclusão e Acessibilidade e coordenadora do Núcleo Integrado de Acessibilidade, Inclusão e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É uma das autoras do livro Terapia Ocupacional - Fundamentação & Prática, junto com a terapeuta ocupacional Alessandra Cavalcanti e demais colaboradores, publicado pela Editora Guanabara Koogan.

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Publicado

2015-04-24

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Múltiplas avaliações para aquisição de cadeiras de escritório: favorecendo a saúde no trabalho. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(1), 136-145. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p136-145