Gênese e constituição da terapia ocupacional: em busca de uma interpretação teórico-metodológica

Autores

  • Waldez Cavalcante Bezerra Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Rosa Lúcia Prédes Trindade Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p155-161

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional/história, Terapia Ocupacional/tendências.

Resumo

Este artigo problematiza as análises presentes na literatura sobre os fundamentos históricos da Terapia Ocupacional, a partir de um levantamento bibliográfi co de obras de relevância para a formação profi ssional no Brasil, com o intuito de propor uma abordagem teórico-metodológica para o estudo dessa temática. Tomando como base as proposições de Montaño (2007) e Netto (2009) sobre os fundamentos do Serviço Social, sugere-se a existência na Terapia Ocupacional de duas grandes tendências de análise da gênese e constituição da profi ssão: a endogenista e a histórico-crítica. A partir da compreensão acerca dessas duas perspectivas, defende-se o posicionamento de que elas não se confi guram, apenas, como opiniões distintas sobre a origem da Terapia Ocupacional, mas expressam perspectivas díspares que levam a conclusões radicalmente distintas acerca da profi ssão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Waldez Cavalcante Bezerra, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
    Terapeuta Ocupacional, Mestre em Serviço Social pela UFAL, Integrante do Grupo de Pesquisa “Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais” da UFAL e do Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Saúde Coletiva” da UNCISAL, Docente do curso de Terapia Ocupacional, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Maceió, Alagoas, Brasil.
  • Rosa Lúcia Prédes Trindade, Universidade Federal de Alagoas – UFAL
    Assistente Social, Doutora em Serviço Social, Docente da Graduação e da Pós-graduação em Serviço Social, Líder do Grupo de Pesquisa “Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais” da UFAL, Professora Adjunta, Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió, Alagoas, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Edição

Seção

Ponto de Vista

Como Citar

Bezerra, W. C., & Trindade, R. L. P. (2014). Gênese e constituição da terapia ocupacional: em busca de uma interpretação teórico-metodológica. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(2), 155-161. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p155-161