A formação do Terapeuta Ocupacional com ênfase na atenção básica em saúde: o ponto de vista de docentes

Autores

  • Lays Cléria Batista Campos
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba
  • Claudia Maria Simões Martinez

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p9-17

Palavras-chave:

Currículo, Educação superior, Terapia ocupacional, Atenção primária à saúde, Docentes

Resumo

O estudo descreve possíveis impactos na formação do graduando em Terapia Ocupacional (T.O) a partir de sua inserção no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de docentes de cursos de T.O de Instituições de Ensino Superior (IES) dos Estados de Minas Gerais e São Paulo que lecionavam disciplinas do eixo prático. Foram realizadas seis entrevistas com os docentes, de junho a dezembro de 2011, cujos resultados foram tratados por meio da análise de conteúdo, numa perspectiva qualitativa. Os resultados revelam esforço dos docentes para inserção do estudante na prática na rede SUS desde os primeiros períodos do curso, o foco na atenção básica é uma postura recente em algumas IES e está em construção. Detectou- se valorização por parte dos docentes, da inserção prática precoce do discente, atestada pelo impacto positivo na formação do estudante. Há valorização da integralidade no cuidado, porém as entrevistas revelam aspectos da formação que necessitam de investimento neste campo. A participação do aluno em equipes multi/interprofi ssionais tem favorecido o desenvolvimento de uma perspectiva crítica e de integração profi ssional.

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Publicado

2013-09-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Campos, L. C. B., Barba, P. C. de S. D., & Martinez, C. M. S. (2013). A formação do Terapeuta Ocupacional com ênfase na atenção básica em saúde: o ponto de vista de docentes. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(1), 9-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i1p9-17