Desempenho ocupacional de adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI)

Autores

  • Diane Coelho Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Andrea Ruzzi-Pereira Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
  • Paulo Estevão Pereira Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
  • Érika Renata Trevisan Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p11-17

Palavras-chave:

Adolescência, Terapia Ocupacional, Saúde Mental

Resumo

A adolescência compreende a faixa etária que vai dos 12 aos 18 anos de idade e é caracterizada por marcantes transformações fi siológicas, anatômicas, psicológicas e sociais. Os adolescentes que sofrem de transtornos mentais apresentam alguns prejuízos que podem afetar vários aspectos da vida e resultar em difi culdade ou impossibilidade no desempenho ocupacional.
Este estudo objetivou analisar o desempenho ocupacional dos adolescentes que frequentam um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) e caracteriza-se como estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional junto a 14 adolescentes em tratamento no CAPSi de Uberaba - MG. Os resultados revelaram os principais problemas do desempenho
ocupacional apontados pelos adolescentes relacionados às categorias temáticas: autocuidado, produtividade e lazer. Os fatores pessoais e ambientais de cada sujeito infl uencia mais o
seu desempenho ocupacional do que da doença diagnosticada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diane Coelho Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Graduanda do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM, Estudante pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas - NEPSMAD/UFTM.
  • Andrea Ruzzi-Pereira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestre em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2007) e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Doutoranda do Programa em Saúde na Comunidade da FMRP-USP. Professora Assistente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atuando no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; e dependência química e sexualidade. Pesquisadora líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas NEPSMAD/UFTM.
  • Paulo Estevão Pereira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
    Mestre em Terapia Ocupacional pelo PPGTO-UFSCar, linha de pesquisa Redes Sociais e Vulnerabilidade; graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997), Especialização em Saúde Pública com ênfase em saúde Mental pela UNICAMP (2007) e especialização em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal, ALUBRAT. Atuou como professor substituto no curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFTM e como terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Integral à Saúde Santa Rita, responsável pelo atendimento na área no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS-ad. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, inserido no serviço público desde 1998; atua principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, terapia ocupacional social, reabilitação psicossocial e Saúde mental. Pesquisador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas NEPSMAD/UFTM.
  • Érika Renata Trevisan, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM
    Possui graduação em terapia ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e mestrado em enfermagem psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, dependência química, reabilitação psicossocial, desinstitucionalização, redução de danos. Pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas NEPSMAD/UFTM.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pereira, D. C., Ruzzi-Pereira, A., Pereira, P. E., & Trevisan, Érika R. (2014). Desempenho ocupacional de adolescentes de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(1), 11-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p11-17