Irmãos mais velhos de crianças com deficiência e de crianças com desenvolvimento típico: Cotidiano e Relacionamentos fraternos

Autores

  • Juliana Archiza Yamashiro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Thelma Simões Matsukura

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p87-94

Palavras-chave:

Relacionamentos Familiares, Irmãos, Crianças com Deficiência

Resumo

Estudos nacionais e internacionais têm discorrido acerca das implicações, provenientes do nascimento de um segundo filho na família, ao desenvolvimento infantil do primogênito. O objetivo do presente estudo foi identificar a experiência de irmãos de crianças com deficiência intelectual e de irmãos de crianças com desenvolvimento típico, acerca do cotidiano e das práticas de apoio exercidas no contexto familiar. De abordagem qualitativa e comparativa, o estudo exploratório contou com a participação de 12 adolescentes, irmãos mais velhos de crianças com deficiência e de crianças com desenvolvimento típico. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas à luz da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os principais resultados apontam que os irmãos de ambos os grupos familiares representam importante fonte de ajuda às famílias. Além disso, os irmãos de ambos os grupos relataram positivamente acerca do relacionamento estabelecido com a criança mais nova. Novos estudos nessa direção se fazem necessários para que se possa ampliar a compreensão do tema e disponibilizar maiores fontes de suporte aos irmãos de crianças com deficiência ou mesmo aos irmãos mais velhos de crianças com desenvolvimento típico.

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Biografia do Autor

  • Juliana Archiza Yamashiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Departamento de Terapia Ocupacional - Área de Saúde Mental

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Publicado

2014-04-28

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Yamashiro, J. A., & Matsukura, T. S. (2014). Irmãos mais velhos de crianças com deficiência e de crianças com desenvolvimento típico: Cotidiano e Relacionamentos fraternos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(2), 87-94. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i2p87-94