INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM UMA CRECHE DA CIDADE DO RECIFE

Autores

  • Bruna Chagas Almeida AVM Faculdade Integrada
  • Juliana Fonsêca de Queiroz Marcelino Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p216-225

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Creche, Educação Especial

Resumo

A atuação do terapeuta ocupacional na Educação se iniciou no sistema de educação especial, restringindo-se à criança com defi ciência. Com a expansão dos campos de atuação da Terapia Ocupacional, o objetivo de intervenção passou a ser a promoção do desenvolvimento integral, atendendo qualquer criança inserida neste contexto, de forma a incluir todos os atores do processo de aprendizagem. O objetivo deste artigo é descrever o processo terapêutico ocupacional de crianças com difi culdade na aprendizagem em idade pré-escolar, atendidas em uma creche da cidade do Recife, a partir da análise de documentos registrados de março a dezembro de 2011. A análise dos documentos inclusos na pesquisa mostrou que as ações envolveram intervenção com as crianças, individualmente e em grupo, e orientação aos familiares e educadores, buscando maior envolvimento de todos a fi m de alcançar um melhor desempenho escolar das crianças. Foram percebidas melhora no desempenho das crianças nos diversos aspectos que abrangem o contexto escolar, sendo observados, também, pelos próprios educadores, afi rmando a inclusão deste profissional na área da Educação como agente promotor do desenvolvimento integral da criança.

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Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Almeida, B. C., & Marcelino, J. F. de Q. (2014). INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM UMA CRECHE DA CIDADE DO RECIFE. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 24(3), 216-225. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v24i3p216-225