Intervenção Terapêutica Ocupacional em caso de escalpelamento: vivências de uma criança admitida no Espaço Acolher

Autores

  • Paula Dayse Braga Santos Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS).
  • Laiana Soeiro Ferreira Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p185-193

Palavras-chave:

Criança, Consequências de acidentes/efeitos adversos, Terapia ocupacional, Couro cabeludo/lesões, Estudos de casos

Resumo

O escalpelamento é um acidente comum na região Norte do Brasil, que consiste em avulsão do couro cabeludo, podendo ocasionar diversas sequelas. O objetivo desse estudo de caso foi o de analisar a atuação do terapeuta ocupacional junto a uma criança ribeirinha vítima de escalpelamento atendida no Espaço Acolher. A criança apresentou como problemáticas principais a difi culdade na realização do banho, deambulação comprometida, alteração da autoimagem, ansiedade e agitação psicomotora. As intervenções ocorreram no período de março a junho de 2013 e foram norteadas pelo modelo lúdico, com o objetivo de minimizar as problemáticas identificadas nas avaliações e observações. Como resultados das intervenções, foram verifi cadas melhora no quadro psicoemocional e motor da cliente, resultando em melhora no desempenho das atividades de vida diária, minimização da ansiedade e agitação psicomotora durante afastamento de casa e melhora em sua autoimagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Dayse Braga Santos, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS).

    Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

    Especialização em andamento em Neurociências Aplicadas à Educação e Saúde, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde (IEPS).

  • Laiana Soeiro Ferreira, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).
    Docente Mestre do curso de graduação em Terapia Ocupacional Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

2014-10-14

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Santos, P. D. B., & Ferreira, L. S. (2014). Intervenção Terapêutica Ocupacional em caso de escalpelamento: vivências de uma criança admitida no Espaço Acolher. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(2), 185-193. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p185-193