Reflexões sobre a atenção às crianças com deficiência na atenção

Autores

  • Evelien Emmy van Schaik Universidade de São Paulo
  • Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza Universidade de São Paulo
  • Eucenir Fredini Rocha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p233-241

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, crianças com deficiência, saúde da criança, brinquedos e brincadeiras, grupos de estimulação do desenvolvimento

Resumo

Dado o crescente número de pessoas com defi ciência no Brasil, é imperativo o acesso dessa população ao SUS e à Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo avaliou por meio de pesquisa ação o acompanhamento de grupo de crianças com defi ciência em uma UBS do Município de São Paulo pela Terapia Ocupacional, que utilizou a atividade lúdica como recurso para intervenção. Coleta de dados: levantamento bibliográfico; observação participante; construção/aplicação de protocolo de avaliação qualitativo do desenvolvimento infantil; realização de entrevistas com os pais. Análise: cruzamento dos dados na composição uma crônica narrativa descritiva analisada à luz do referencial teórico adotado. Resultados: Foram selecionados 53 documentos nas diferentes bases de dados e Ministério da Saúde; houve criação de redes de suporte entre pais; melhora do desenvolvimento neuropsicomotor; maior circulação de crianças com defi ciência na UBS, refl exão dos profi ssionais sobre o acesso desta população à APS. Conclusão: é possível construir ações de reabilitação que superem o modelo biomédico na APS, não sem difi culdades e desafi os, pois há muito que se desconstruir em relação à tradição de serviços especiais para pessoas com defi ciência.

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Biografia do Autor

  • Evelien Emmy van Schaik, Universidade de São Paulo

    Estudante de Terapia Ocupacional e bolsista do programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo

  • Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, Universidade de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional da Área de Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Eucenir Fredini Rocha, Universidade de São Paulo

    Profª Drª do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenadora do REATA – Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva da USP

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Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Schaik, E. E. van, Souza, C. C. B. X. de, & Rocha, E. F. (2014). Reflexões sobre a atenção às crianças com deficiência na atenção. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(3), 233-241. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p233-241