Os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais.

Autores

  • Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva UNCISAL
  • Waldez Cavalcante Bezerra Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Sandra Bomfim de Queiroz UNCISAL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p364-372

Palavras-chave:

Pessoas transgênero, Identidade de gênero, Participação social, Travestismo, Transexualismo, Vulnerabilidade social, Mulheres.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no município de Maceió-AL, entre março de 2013 a setembro de 2014, e teve como objetivo geral compreender os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou três fontes para registros e produção dos dados: diário de campo, observação participante e grupo focal. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A apresentação e discussão dos resultados se deram a partir de três categorias temáticas: A família como primeiro grupo que exclui; A escola como lócus de reprodução do preconceito e discriminação; A rua que acolhe e vulnerabiliza. Os resultados evidenciaram que a expressão das identidades transgênero repercute negativamente na sociabilidade das travestis e transexuais, empurrando-as para uma situação de vulnerabilidade social e gerando sofrimentos diversos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva, UNCISAL
    Acadêmico do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) - Maceió, AL, Brasil
  • Waldez Cavalcante Bezerra, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
    Terapeuta Ocupacional. Mestre em Serviço Social e Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do curso de Terapia Ocupacional da UNCISAL - Maceió, AL, Brasil.
  • Sandra Bomfim de Queiroz, UNCISAL
    Jornalista. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da UNCISAL – Maceió, AL, Brasil.

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 364-372. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p364-372